SMEC investe na capacitação das merendeiras

09 de nov de 2007 - dev

Jeferson Ribeiro

Objetivando formar educadores alimentares, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, a Escola de Nutrição da UFBA e o MEC promoveram a Capacitação de Merendeiras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nos dias 05, 06 e 07 de novembro, no Hotel Golden Park, localizado na Pituba.

Foram tratados temas como o fluxo de pessoas na cozinha; o armazenamento de resíduos; perigos biológicos e químicos; bacteriologia; a higiene pessoal dos manipuladores, dos equipamentos e gêneros e o hábito da alimentação saudável.

Com a realização de exposições orais e dinâmicas, as merendeiras teceram reflexões no âmbito familiar, passando a pensar na prática das merendas, como são desenvolvidas as atividades dentro das normas de segurança. Foi entregue um material didático para que elas acompanhassem o curso e, posteriormente, disseminem as informações aprendidas em suas escolas, para assim conseguir o apoio dos gestores e professores no combate ao desperdício e na implementação de políticas de segurança alimentar e alimentação saudável.

Destoando num ambiente dominado pelas mulheres, o evento contou com a presença de um dedicado e competente merendeiro: Carlos da Silva, da Escola Municipal Parque São Cristóvão Prof. João Fernandes da Cunha. “É muito importante este aprimoramento. Temos a oportunidade de reaprender e reestruturar o preparo dos gêneros, conhecer a segurança alimentar e os alimentos próprios para o consumo”, afirmou.