SMEC lança Agenda 21

02 de maio de 2007 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) lança o I Seminário Agenda 21 nas Escolas Municipais, nos dia 03 e 04 de maio. A abertura do evento será no dia 03, a partir das 13h30, no auditório da Fundação Visconde de Cairú. Já no dia 04, o evento ocorre a partir das 8h30 na Escola Municipal IMEJA, na Boca do Rio.

Nesse encontro serão discutidos com diretores, coordenadores pedagógicos e comunidade construção da Agenda 21, que é um programa de ação para todo o planeta, a fim de estabelecer uma nova relação entre países ricos e pobres. Nela, estão agendados compromissos da humanidade com o século XXI, visando garantir um futuro melhor para o planeta, respeitando o ser humano e o seu ambiente.

A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do Sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio-ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando em todas as suas ações propostas.

A Agenda 21 Global foi construída com a contribuição de governos e instituições da sociedade civil de 179 países, em um processo que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro, em 1992, também conhecida por Rio 92.

Para comprometer a sociedade civi e governos sobre os problemas ambientais cada estado e município terá que criar a Agenda 21 Local, instrumento de planejamento de políticas públicas. Este é um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais, que estimula o debate sobre soluções para os problemas causados ao meio ambiente através da identificação e implementação de ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local.