SMEC lança calendário criativo

02 de dez de 2008 - dev

Estimular a criatividade e promover a auto-estima dos alunos da rede municipal são os principais objetivos do Concurso “Calendário Criativo” promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), envolvendo alunos do 4º ano do ensino fundamental.

No total, 50 escolas participaram do concurso envolvendo cerca de 1 mil estudantes que criaram frases e desenhos que vão ilustrar o calendário da instituição. O concurso teve início no final de outubro encerrando no dia 18 de novembro. O tema escolhido foi “Um ano bom é…” e praticamente todos os participantes acreditam que um ano bom é um ano com paz, educação e com muita alegria.

Serão premiados 25 trabalhos no total. São 12 frases e 12 desenhos para ilustrar cada mês do ano e um desenho que vai ilustrar a capa do calendário. Cada ganhador receberá um brinde especial da SMEC e todos participarão do sorteio de um computador, além de ter seu trabalho assinado no calendário.

O lançamento será feito no dia 18 de dezembro, no auditório da SMEC, contando com a presença dos alunos e professores das escolas que participaram do concurso. No mesmo dia, os vencedores receberão os prêmios e a homenagem do secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares.

Segundo o secretário, este concurso serviu para mostrar o poder de mobilização dos professores, o compromisso que cada um deles tem com a educação e, principalmente, o que cada aluno sonha para o próximo ano. “No que depender da Secretaria, faremos de tudo para que 2009 seja um ano com mais educação, mais valorização dos nossos profissionais e mais dignidade para os nossos estudantes”, afirma Soares.

Cidade Educadora
Dentro da Programação de lançamento do calendário, a coordenação pedagógica da SMEC fará o lançamento do programa Cidade Educadora para o público interno da secretaria.

Composto por uma coleção de livros transdidáticos, desenvolvidos dentro de uma proposta inovadora, o “Cidade Educadora” foi criado com o objetivo de despertar nas pessoas a consciência de uma cidadania ativa. A SMEC aderiu ao programa da Editora Aymará em agosto deste ano.

O Cidade Educadora é mais um instrumento que busca valorizar e intensificar a cultura da leitura na rede municipal. De acordo com a Editora Aymará, a coleção nasceu de um sonho de fazer um material diferente. Este material permite que educadores e familiares participem juntos do crescimento e do desenvolvimento pessoal, emocional, afetivo e escolar das crianças.