SMEC premia vencedores dos Jogos Estudantis

29 de ago de 2008 - dev

Hoje (29), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) entregou medalhas aos vencedores da 1ª etapa dos Jogos Estudantis Municipais, das modalidades de futsal, vôlei, handebol e atletismo, masculinas e femininas. A solenidade de premiação, que aconteceu na Fundação Cidade Mãe, contou com a presença de cerca de 300 estudantes, além dos atletas da Seleção Para-olímpica do Brasil Helton Santana, que conquistou bronze no remo em Pequim, e Jéferson Gonçalves, ouro no futebol de cegos.

As competições são organizadas pela Coordenação de Educação Esportiva da SMEC, que tem procurado difundir o esporte entre os alunos, utilizando-o como mais uma ferramenta de educação e inclusão social. Para a Secretaria, o projeto esportivo do município é um exemplo para todo o país já que desde 2005 a Prefeitura desenvolve programas que tiram jovens das ruas, diminuindo a evasão escolar. Os estudantes também participam de campeonatos de judô, karatê, capoeira, ginástica rítmica, festival de bola de gude, torneio de xadrez, entre outras modalidades.

Segundo o medalhista para-olímpico Helton Santana, é através do esporte que jovens e crianças aprendem a superar obstáculos, respeitar regras, trabalhar em equipe e ser solidário. “Esses jogos trazem novas oportunidades para meninos e meninas que vivem em áreas de risco”, afirmou.

A aluna Maiane Gonçalves, representante da Escola Municipal Carlo Novarese, foi um dos destaques da competição, integrando a equipe campeã do futsal. Ela destacou a importância de uma atividade dessa natureza, ressaltando sua satisfação por fazer parte dos jogos. “Esse é um momento muito especial para mim, porque estou sendo premiada por fazer uma das coisas que mais gosto na vida, que é jogar futsal”, declarou.