SMEC promove ação para alunos portadores de seqüelas neuro-motoras- Parceria com o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral

29 de jul de 2005 - dev

SMEC promove ação para alunos portadores de seqüelas neuro-motoras
Parceria com o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral

Representantes de nove escolas municipais que possuem alunos portadores de seqüelas neuro-motoras participaram ontem (28/07), no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da SMEC (CAPS), na Pituba, da II Mostra Pedagógica. A mostra é uma das ações da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Cultura e o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC).

O evento integra o Projeto “Incluir Salvador”, que tem como objetivo garantir o processo de escolarização regular das crianças e adolescentes portadores de seqüelas neuro-motoras. Estes estudantes são matriculados em classes regulares. Esta iniciativa contribui para a integração dessas crianças com a família e com a sociedade. O NACPC atua no processo de inclusão social e educacional da criança com paralisia cerebral.

Outra parceria da Secretaria com o NACPC é a Escola Transitória, que possibilita aos docentes o suporte necessário para a criação de novas estratégias que permitam realizar mediações e intervenções para o desenvolvimento educacional dos alunos. A Escola Transitória do NACPC também realiza uma ação voltadas aos familiares, resgatando a auto-estima e favorecendo o aspecto psicossocial.

São as seguintes as nove escolas municipais que possuem projetos de integração de alunos portadores de seqüelas neuro-motoras: Cid Passos, Artur de Sales, Batista de Valéria, Professor Milton Santos, Juiz Osmar Mesquita, Dr. Fernando Montanha, Permínio Leite, Roberto Correia e Pero Vaz Velho).