SMEC promove cidadania na telinha- Programa Tô Sabendo traz informações sobre cultura, educação, meio-ambiente, história e muito mais- Estréia- 15 de julho- TV ARATU- sbt

14 de jul de 2006 - dev

O Programa “Tô Sabendo”, com estréia prevista para o dia 15 de julho, às 13h15, traz em seu conteúdo literatura, artes, meio ambiente, violência etc., além dos assuntos programáticos da 5ª à 8ª séries. A veiculação ocorre todos os sábados, à 13h15, na TV Aratu (SBT). O “Tô Sabendo” é um programa patrocinado pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, co-produzido pela R&V Empreendimentos e pela Bahia Cinema e Vídeo e idealizado pelo multimídia Jorge Portugal. O grupo de rap “SSA” é autor da trilha sonora do programa.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, a Secretaria está orientando aos gestores escolares o estímulo ao debate dos temas do programa na sala de aula. “Na era da comunicação, a utilização de linguagens audiovisuais torna-se uma importante ferramenta de fortalecimento do processo ensino/aprendizado”, pontuou.

Sem gravações em estúdios, o programa, em sintonia com o projeto da Prefeitura “Salvador Cidade Educadora”, utiliza sítios urbanos como locação, explicando a história e as funções de cada lugar onde é realizado. O seu “carro-chefe” é a entrevista principal, denominada de “Lição de Casa”, que é realizada com professores e convidados das mais diversas áreas. O programa tem como apresentador e entrevistador Caetano Ignacio.

A “Lição de Casa” é entrecortada pelos quadros que compõem o programa. Dentre eles, “África na Mente”: um resgate cultural das manifestações africanas e afro-descendentes no Brasil, e mais especificamente na Bahia. Em 2005, Salvador tornou-se a primeira capital do Brasil a universalizar na rede pública o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira, seguindo determinação da Lei federal 10.639.

Já o quadro “Tome Ciência” expõe e explica experiências científicas relacionadas às matérias Química e Física, além de abordar os fenômenos naturais e as conseqüências das ações humanas ao meio-ambiente.

Outra atração é o quadro “Minha Escola é Dez!”, que divulga as experiências exitosas das escolas da rede municipal, enfatizando os projetos promovidos além das aulas convencionais, visando a promoção de uma educação pública de qualidade e inclusiva, observando a heterogeneidade dos alunos do sistema municipal de
ensino.

Também está inserido no programa o quadro “Faça a coisa certa”, que expõe e incentiva atitudes e instituições que promovam a construção da cidadania. E no quadro “Cefet na Cabeça” um professor explica conteúdos programáticos para a avaliação do Cefet.