SMEC promove cidadania na telinha

18 de jul de 2006 - dev

Literatura, arte, meio ambiente, cidadania, entretenimento e educação. Tudo isto as crianças e os adolescentes poderão encontrar no Programa Tô Sabendo, exibido aos sábados sempre às 13h15, na TV Aratu.

Para o professor e idealizador do programa, Jorge Portugal, a televisão é um instrumento que pode ser utilizado para a educação fora da sala de aula. “As crianças cresceram assistindo TV e já que este meio de comunicação se tornou um grande educador no Brasil, o programa é uma ação complementar, com uma linguagem simples, atingindo todas as classes e faixas etárias, onde nas escolas os jovens que tem o ensino tradicional, encontrarão neste evento o instrumento para o despertar social e educacional”, explica.

Sem gravações em estúdios, o programa que tem sintonia com o projeto da Prefeitura “Salvador Cidade Educadora”, utiliza sítios urbanos como locação, explicando a história e as funções de cada lugar onde é realizado. O quadro principal do programa é a entrevista “Lição de Casa”, que é realizada com professores e convidados diversas áreas do ensino.

Segundo o secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, o “Tô Sabendo” tem como objetivo discutir a educação pública de Salvador. ´´A cidade de Salvador precisa propiciar a educação de maneira transversal, já que se trata de uma cidade educadora e este é o grande intuito deste programa: ser porta-voz da educação e da cidadania”, ressalta.

O lançamento que ocorreu no Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas, contou com a presença de patrocinadores e idealizadores desta ação. De acordo com o diretor da TV Aratu, Ney Bandeira, o ‘’Tô Sabendo’’ é uma oportunidade de divulgar as ações desenvolvidas pela SMEC para a população e desta forma agregá-las a comunidade baiana.