SMEC promove formação de Conselhos Escolares

01 de ago de 2007 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura realizará até o final deste ano oficinas regionalizadas nas 368 escolas da rede municipal de ensino para fortalecer as ações dos Conselhos Escolares.

Esses Conselhos Escolares são definidos pela SMEC como órgãos colegiados e democráticos que têm por natureza exercer as funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras das questões que ocorrem na escola. Os Conselhos são formados por representantes de alunos, professores, pais, servidores e diretores.

As oficinas terão como público-alvo cerca de 1.098 conselheiros escolares e serão ministradas por técnicos multiplicadores, que integram a Coordenadoria de Apoio e Gerenciamento Escolar (CAGE). Nessa ocasião, será distribuído o material didático oferecido pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (SEB/MEC).

Esta ação do Programa Fala Conselho tem como objetivo principal propiciar aos conselheiros a participação nas ações da escola de forma a contribuírem efetivamente para o exercício da gestão democrática nas unidades escolares.

CRONOGRAMA

Etapas
– Primeira reunião: 07 de agosto a 14 de setembro – Conselho Escolar e a aprendizagem na escola
– Segunda reunião: 17 de setembro a 14 de outubro – Conselho Escolar e o respeito e a valorização do saber da cultura do estudante e da comunidade
– Terceira reunião: 15 de outubro a 23 de novembro – Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social