SMEC promove Jogos Estudantis na Ilha de Maré

18 de set de 2007 - dev

Antonio Luiz Diniz

A coordenação de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação e Cultura promoveu na sexta-feira passada a segunda edição dos Jogos Estudantis Municipais da Ilha de Maré. O evento teve a participação de 345 crianças na faixa etária de cinco a 12 anos, disputando várias atividades esportivas e recreativas.

A professora Ivone Portela, coordenadora de Esporte da SMEC, esteve presente, liderando a equipe que tinha ainda os professores Elias, Carlão, Acúrsio e Tatiana, além dos estagiários Cácio Adriano, Ivani Souza, Josemário Paixão, Durval Almeida e Eliciane Barreto. Ivone disse que a programação faz parte da política implantada pelo secretário Ney Campello de difundir a prática esportiva em todas as escolas do município. Portanto, os estudantes da Ilha de Maré não poderiam ficar de fora. Ela confirmou para o início de outubro o Desfile da Primavera, que vai marcar a abertura dos Jogos Escolares do Município, que envolverão mais de 50 escolas de toda a Rede Municipal de Ensino.

Na Ilha de Maré foram disputados torneios de handebol, baleado, futebol de praia, corrida de estafeta, corrida de saco e várias atividades recreativas. Todos os participantes receberam medalhas pela participação e houve ainda distribuição de material esportivo, como bolas, arcos, raquetes de frescobol, etc. O professor Acúrsio disse que a Ilha viveu um dia de festa. Logo pela manhã, após a chegada da equipe da SMEC, houve um café da manhã e, no final das atividades, aconteceu um almoço com feijoada, comidas típicas e doces regionais.

Clínica – Os alunos da Escola Cidade de Jequié, que fica na Avenida Cardeal da Silva e atende a jovens da Federação, Engenho Velho, Alto das Pombas, Baixa da Égua, Vale da Muriçoca, participaram de uma clínica de vôlei, com os principais nomes do vôlei de praia nacional, na sexta-feira passada, na Praia de Armação.

A clínica, promovida pelo Banco do Brasil, serviu para jovens manterem os primeiros contatos com um esporte que a cada ano que passa cresce no país e já conquistou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos e no Pan-Americano.

Após uma atividade que durou 50 minutos, os alunos da Escola Cidade de Jequié foram para a arena principal, quando torceram no jogo principal pela dupla formada pelo baiano Ricardo e Emanuel. “Foi uma experiência fantástica poder estar perto de nossos ídolos. Nos Jogos Pan-Americanos fiquei torcendo pela TV. Hoje (sexta-feira) assisti à partida ao vivo e ainda participei de uma clínica aqui com todos os astros do vôlei de praia. Foi realmente muito bacana”, disse Franciele, 14 anos, estudante da 8ª série.

A professora Gilca Farias, vice-diretora da Escola Cidade de Jequié, disse que uma atividade como essa é muito importante porque desperta nos jovens o interesse pela prática esportiva e mostra como o esporte pode transformar a vida de um deles.