SMEC promove lançamento do livro de Mãe Stella

24 de out de 2008 - dev

Autoridades, estudantes da escola Eugênia Anna, funcionários da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) e a comunidade do bairro São Gonçalo do Retiro participaram, na última quinta-feira (23), do lançamento do Livro Provérbios, de autoria de Mãe Stella de Oxossi – uma das mais importantes Ialorixás do candomblé da Bahia.

O livro Provérbios será utilizado como material de apoio nas escolas para o ensino da cultura afro. A SMEC adquiriu cerca de 5,5 mil exemplares que serão distribuídos em todas as 411 escolas da rede.

“Nossa intenção é implantar uma educação cujas práticas pedagógicas considerem e foquem as relações étnico-raciais”, diz o coordenador da Cenap, Manoel Calazans.

Com apresentações de dança e instrumentos musicais, os alunos da escola Eugênia Anna abrilhantaram a cerimônia. Na ocasião, Mãe Stella agradeceu a todos os presentes e afirmou que o livro é um instrumento muito importante para se obter uma cidadania plena da negritude brasileira. “Estou muito feliz. Hoje é um dia muito importante, pois sei que através da SMEC poderei ajudar nossos estudantes a conhecerem sua própria cultura”, finalizou.