SMEC realiza lançamento do I Concurso de Redação Professor Edivaldo Boaventura

04 de jan de 2008 - dev

Foi realizado hoje, (04) no gabinete do secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, no Parque Solar Boa Vista, o I Concurso de Redação Professor Edivaldo Boaventura, envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série). O tema do concurso, que será anual, é “A organização das idéias através do uso do jornal em sala de aula”.

O objetivo do concurso é estimular trabalhos de leitura e produção de textos nas escolas públicas municipais, despertando nos estudantes o interesse pela leitura e pesquisa através do jornal. Os três primeiros colocados do concurso serão agraciado com um computador.

No segundo semestre letivo de 2007 foi lançado o Programa A Notícia na Sala de Aula. Através desta ação, todas as 368 escolas da rede municipal de ensino recebem diariamente exemplares do jornal A Tarde, vencedor do processo licitatório para a utilização pedagógica em sala de aula.

O programa foi instituído através do Decreto nº. 17.339, assinado pelo prefeito João Henrique em maio deste ano, destacando que o objetivo desta ação “é a orientação dos jovens e adolescentes para o exercício da cidadania, com ênfase na formação do hábito da leitura e da convivência com o pluralismo das idéias, no desenvolvimento sócio-cultural e do senso crítico”.

Nascido em Feira de Santana, o professor e advogado Edivaldo Boaventura foi presidente do Conselho Estadual de Educação entre 1976 e 1978 e secretário de Educação e Cultura da Bahia, por duas vezes, nos períodos 1970-1971 e 1983-1987.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, “formamos os nossos alunos para interagir com o mundo. E a utilização do jornal em sala de aula é um importante instrumento pedagógico”

O homenageado ressaltou a importância da iniciativa. “Em diversas disciplinas pode ser utilizado o texto jornalístico. E quanto aquele ditado segundo o qual uma imagem vale por 1.000 palavras, o texto tem o poder de formar opinião”, frisou Edivaldo Boaventura.

Ele é mestre e doutor em Educação pela The Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, e diplomado pelo curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (ESG), no Brasil. Além de artigos em jornais e revistas, é autor de diversos livros científicos e literários, como Introdução ao Enquadramento Sindical; Metodologia da Pesquisa: Monografia, Dissertação e Tese; Porto de Abrigo: Diário de Uma Viagem a Macau e UFBA: Trajetória de uma Universidade (1946-1996), dentre outros.

Prestigiaram o evento, o diretor da Folha Dirigida, Antônio Dias, o vereador Palhinha e a coordenadora do programa A Tarde Educação, Luciane Alcântara.