SMEC realiza oficinas do Censo Escolar

30 de maio de 2008 - dev

De 2 a 4 de junho (segunda a quarta-feira), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) realizará oficinas para cerca de 800 diretores e funcionários das unidades de ensino que ficarão responsáveis pelo preenchimento de dados no Enducacenso – sistema on line criado especialmente para a realização do Censo Escolar.

De acordo com o secretário de Educação, Carlos Soares, essa etapa é indispensável para que a Educação Básica de Salvador garanta um resultado que retrate a realidade do ensino no município. “Essa é a ferramenta que podemos utilizar para avaliar se estamos no caminho certo e onde temos alguma deficiência. O resultado também poderá garantir mais recursos federais às nossas escolas”, explica.

O Censo Escolar 2008 será feito pela Internet, a partir do site do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep), acessando o Educacenso. O grau de complexidade e o nível de detalhamento exige o máximo de cuidado. A exatidão das informações fornecidas pelas unidades de ensino é de grande importância, pois será através delas que o Governo Federal realizará o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – um dos instrumentos utilizados para acompanhar o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Também é através dos dados do Censo que serão formuladas novas políticas e reavaliada a distribuição de recursos públicos.

Entre os itens observados durante o Censo, para determinação do IDEB, estão freqüência dos alunos, índice de repetência e evasão escolar. A novidade do Censo 2008 é a coleta de informações sobre o professor, como graduação, pós-graduação, cursos, disciplinas que leciona, enfim, sua formação e movimentação dentro da instituição municipal de ensino em que atua, que serão utilizadas para definição de políticas de formação continuada aos profissionais da educação.