SMEC realiza simulado envolvendo 25.000 alunos

24 de set de 2007 - dev

Para proporcionar às escolas da rede municipal de ensino uma vivência com a tecnologia da Avaliação Externa, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza hoje (24) um simulado de Português e Matemática abrangendo 25.738 estudantes da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, envolvendo 326 escolas . O objetivo da SMEC é preparar os alunos no sentido de ambientá-los neste tipo de avaliação, que atualmente se constitui numa estratégia de governo para estabelecer os indicadores que definem as políticas educacionais.

Para a assessora-chefe da ASTEC/SMEC, Cristina Santana, “o que pretendemos é que os alunos se familiarizem com a avaliação externa, e ao mesmo tempo, ter um retrato de como está o processo de aprendizagem”, afirma.

O simulado prepara também para a próxima Prova Brasil, realizada pelo MEC, e que ocorrerá no final do mês de novembro. Na última edição do Prova Brasil, realizada em 2006, a Escola Municipal Primeiro de Maio, localizada em Massaranduba, foi uma das 33 melhores colocadas entre 40.290 avaliadas pelo MEC.

Segundo a coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da SMEC, Ana Sueli Pinho, “a importância deste simulado não é somente a avaliação, mas tornar este momento um processo de aprendizagem, trabalhando em sala de aula a formulação das perguntas e respostas”.

Na realização da avaliação, a SMEC teve como parceira a Fundação Escola Superior do Ministério Público da Bahia (FESMIP).