SMEC recebe kit do Projeto Vida em Movimento

31 de out de 2007 - dev

Na manhã de hoje (31), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi agraciada com um kit do Projeto Vida em Movimento, do Instituto Vivo, voltado para o processo de inclusão, apresentação de alternativas e possibilidades de inserção na escola de pessoas com diversos tipos de deficiências ou incapacidades, em especial nas aulas de Educação Física.

Composto por 25 vídeos, elaborados com apoio do Sesi – Serviço Nacional da Indústria, e uma publicação com textos e referências complementares, o kit oferece alternativas e mostram recursos pedagógicos e estratégias práticas inclusivas. Também ressalta os benefícios, vantagens e a importância das atividades físicas para o deficiente.

Os vídeos capacitam os professores para o exercício de inclusão, recreação, promoção e manutenção da saúde, mostrando que isso é possível através de jogos, das modalidades esportivas, das brincadeiras e da atividade física.

O projeto é uma parceria do Instituto Vivo, elaborado pela Amankay Instituto de Estudos e Pesquisa, com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Social Reduzida (Seped), Portal Planeta Educação/Futurekids do Brasil e Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.

A cerimônia contou com a participação da diretora social da Associação Baiana de Cegos, Indiara Carvalho, que mostrou como o projeto está sendo desenvolvido na instituição e alternativas para a inserção dos associados no mercado de trabalho, a exemplo dos alunos do curso de massoterapia que desenvolverão atividades na Vivo.

A Gerente de Comunicação da Vivo, Rita Moraes, frisou que esse foi o primeiro passo para uma aproximação entre a SMEC e o Instituto Vivo, que podem juntos desenvolver outros projetos que auxiliem o aprendizado e a inserção dos deficientes.

Estiveram presentes a coordenadora de Educação Esportiva da SMEC, Ivone Portela, a assessora-chefe da ASTEC, Cristina Santana, e a coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico, Ana Sueli Pinho.