SMEC vai alfabetizar mais 40 mil pessoas

05 de set de 2008 - dev

Na próxima segunda-feira (08) comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), tem o que comemorar. De 2005 até o final do ano passado, já foram alfabetizados cerca de 70 mil cidadãos soteropolitanos e a previsão é alfabetizar até o final de 2008, mais 40 mil pessoas, somente através do programa Salvador Cidade das Letras.

O Programa alfabetiza jovens e adultos em parceria com o Programa Brasil Alfabetizado do MEC, entidades da sociedade civil organizada, universidades, alfabetizadores e alfabetizandos e vem atingindo a sua meta de reduzir, nestes quatro anos, o quadro de analfabetismo absoluto que desafia os gestores da educação pública no município.

Segundo dados do Censo 2000, Salvador possui 113.366 analfabetos absolutos, 5,07 do total das 1.804,631 pessoas com 15 anos ou mais idade e ocorre com maior freqüência nos indivíduos do sexo feminino (6,8%) que para os masculinos (5,3%).

São programas como o Salvador Cidade das Letras que vão contribuir para a erradicação do analfabetismo entre jovens e adultos em Salvador e “promover a sua inclusão social, por meio de processos de ensino e de aprendizagem”, segundo o coordenador pedagógico da SMEC, Manoel Calazans.