SMED firma parcerias para atendimento educacional especializado

10 de set de 2013 - dev

Visando reforçar o atendimento para os alunos com necessidades especiais da rede municipal de Salvador, o secretário municipal de Educação, Jorge Khoury, assinou na tarde desta terça-feira (10) o Convênio de Cooperação Técnica para Atendimento Educacional Especializado. A assinatura aconteceu no gabinete do secretário com a presença da presidente da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), Maria do Carmo Brito.

O decreto, que foi publicado no dia 01 de agosto e formalizado durante o encontro de hoje, tem como objetivo oferecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo atividades, recursos de acessibilidade e pedagógico prestados de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos matriculados no ensino regular, além de garantir orientação às famílias.

“Esse compromisso que a Prefeitura de Salvador tem em firmar parceira com essas instituições sérias é muito importante para o desenvolvimento dos nossos alunos que necessitam de uma atenção especial”, ressaltou o secretário. Para a presidente da APAE, essa parceria com o município fortalece o trabalho que é já feito pela instituição. “Precisamos garantir o trabalho que já vem sendo feito há muito tempo e essa parceria é de fundamental importância essa continuidade”, afirmou Maria do Carmo Brito.

Em 2012 foram atendidos cerca de 950 alunos municipais no Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo eles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, hiperatividade, déficit de atenção e outros. Com o convênio fica acordado entre a SMED e a instituição garantir a promoção de programas de capacitação ou formação continuada, visando a qualificação específica dos docentes

Além de assinado com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o convênio foi firmado com o Instituto de Cegos da Bahia; Instituto Guanabara; Associação baiana de Recuperação do Excepcional (ABRE); Associação Pestalozzi da Bahia; Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia; Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION); Associação de Pais e Amigos de Crianças e Adolescentes com Distúrbios de Comportamento; Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA) e a Associação Educacional Sons no Silêncio.