SMED investe na capacitação de professores de Educação Infantil

26 de ago de 2014 - dev

Mais de 50 professores de Educação Infantil que atuam em escolas comunitárias conveniadas com a Prefeitura de Salvador passaram a ter diploma de Pedagogia. Os professores colaram grau nesta segunda-feira (25) e no último domingo (24), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A oferta do curso de Pedagogia foi resultante da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SMED), por meio da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico, e Faculdade de Educação da UFBA e tem como objetivo a formação docente adequada dos professores que ministram aulas nas instituições comunitárias e que colaboram com a oferta de educação das crianças de Salvador.

O secretário municipal de Educação, Jorge Khoury, que foi paraninfo da turma que colou grau nesta segunda-feira (25), falou sobre a importância da formação adequada. “A ampliação das vagas para Educação Infantil é nossa prioridade, mas nosso objetivo não é apenas quantitativo, e sim, qualitativo, por isso investir na formação dos professores da rede municipal e da rede conveniada é de fundamental importância para a qualidade do ensino”, comemorou.

Em 2013 outros 21 docentes da Rede Municipal de Salvador também concluíram a licenciatura em Pedagogia por meio da parceria, que deverá sem ampliada em 2015. O curso tem como objetivo induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

Capacitação – Cerca de 300 educadores (professores, coordenadores, profissionais da merenda escolar e outros agentes) da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira (26) da formação do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis. A ação é uma iniciativa de prevenção da obesidade e da desnutrição de crianças e adolescentes que tem como pilares conceituais a nutrição, a educação e a atividade física.

O programa também reconhece os esforços práticos de aplicação dos conteúdos abordados nos encontros de formação por meio do Prêmio Nutrir, que premia iniciativas realizadas pelos educadores e escolas que contribuam para os objetivos do programa. A formação integra a programação da Semana da Educação Infantil, comemorada de 25 a 29 de agosto.