SMED lança formação para professores de Ciências e Geografia

23 de abr de 2014 - dev

Gestores das 49 escolas do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino e representantes das Coordenações Regionais de Educação participaram nesta quarta-feira (23) da apresentação do programa MAPA (Mundo, Ambiente, Pertencimento e Alfabetização Científica). Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), 49 coordenadores pedagógicos e 49 professores de Ciências e Geografia participam da formação do primeiro módulo, na Fundação Dois de Julho, das 8 às 17 horas.

A proposta metodológica, realizada pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), em parceria com a Editora Geodinâmica, tem o objetivo de impactar os estudantes para compreensão da relação de pertencimento ao meio, bem como fomentar a construção da consciência crítica e a formação de procedimentos e atitudes no mundo sustentável. A apresentação do programa foi realizada pela coordenadora pedagógica da Editora Geodinâmica, Célia Maria Piva.

O programa metodológico ainda oferece acompanhamento virtual dos professores, sendo realizado por formadores habilitados para esta finalidade, com o objetivo de estimular a produção de diferentes formas de planejamento didático, sendo analisado pela postagem de conteúdos via internet.

Para Edna Rodrigues, coordenadora de ensino e apoio pedagógico da SMED, o programa intensifica o trabalho de formação voltado para os professores do Ensino Fundamental II, assim como o suporte aos alunos deste segmento, buscando melhorar o desempenho acadêmico dos mesmos. “A proposta visa o desenvolvimento de ações articuladas e interdisciplinares que estimulem a construção de uma base crítica, conceitual e prática para ações num mundo sustentável”, concluiu.