Smed promove curso de capacitação para ADI

15 de jun de 2018 - Jornalismo

                                                                        Gilcélia Cruz

Em consonância com a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de Educação nº 030/2013 e demais marcos legais, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) realizou, nos dias 13 e 14 de junho, o curso de formação para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI). O evento ocorreu na Unopar e teve como objetivo contribuir para a formação dos profissionais que atuam no serviço de apoio aos alunos que compõem o público alvo da educação especial, matriculados na Rede Municipal de Ensino, possibilitando melhor compreensão acerca das atribuições e procedimentos que o profissional deverá realizar no desempenho de suas atividades.

                                             Jaqueline Araújo

A coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed, Jaqueline Araújo, destacou a importância da capacitação para esses profissionais no intuito de estabelecerem relações humanizadas o que promove mudanças de atitude e um olhar acolhedor no contexto escolar dos alunos público alvo da Educação de Especial. “Eu falo sempre que, para além do fazer profissional, nossa intenção é também tocar os corações. Com conhecimento a gente atinge a mente que qualifica profissionalmente; trabalhar o afeto, que é importante nessa relação, é fundamental para o desenvolvimento pedagógico, principalmente de crianças e adolescentes com deficiência”.

Jaqueline destaca ainda que “formar e qualificar esses profissionais para o trabalho que desenvolvem nas escolas, compreendendo as especificidades dessa atuação, que é diferenciada, melhora ainda mais o serviço que é prestado nas escolas municipais”, finaliza.

O conteúdo programático foi desenvolvido por técnicas da referida Coordenadoria. A palestras sobre legislação foi ministrada pela professora Teresa Cristina de Holanda e tratou sobre “A Educação Inclusiva e os Direitos da Pessoa com Deficiência”. A questão étnicorracial e de gênero foi realizada pela historiadora Gilcélia Cruz, que discutiu sobre o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) e, em conjunto com a Assistente Social Márcia Nogueira discutiram sobre a família do aluno com deficiência no contexto escolar. Além das discussões referentes à saúde, promovidas pelas Obras Sociais da Irmã Dulce (OSID), abordando alimentação, postura e higiene bucal do aluno com Síndrome Congênita do Zika Vírus, participando também professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que falaram sobre Transtorno do Espetro Autista e Paralisia Cerebral.

A compreensão do direito à educação por parte de todos os profissionais que atuam na escola é de suma importância para o exercício da proteção que impacta no desenvolvimento dos alunos da Educação Especial. A SMED tem realizado mudanças a fim de promover o acesso e a permanência de tais alunos na rede pública municipal, visando efetividade nos nos processos educacionais.

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed