Smed promove encontro das equipes de formadores da educação infantil de Salvador

09 de out de 2018 - Jornalismo

Representantes da diretoria pedagógica (Dipe) e das gerências regionais de Educação (GREs) se reuniram, na quinta–feira (5), na Faculdade FTC, para dialogar sobre o fortalecimento da formação das Instituições da educação infantil. O objetivo do encontro foi alinhar a concepção e definir referências de parâmetros para o acompanhamento da formação in loco.

Com o foco no fortalecimento das ações de formação que acontecem nas escolas, o encontro debateu também a forma que cada unidade de ensino pode servir como espaço de aprendizagem para todos os profissionais.

Anuska Silva, representante da coordenadoria de formação pedagógica, explicou o que caracterizaria a formação in loco. “É quando existe um acompanhamento nas escolas e se observa as necessidades e demandas que surgem no cotidiano. Daí o coordenador auxilia o professor para a resolução das mesmas”, pontuou.

Outras discussões também foram suscitadas durante o encontro, como: Quem faz essa formação?, quais as modalidades da formação?, qual o papel da Gerência Regional e da Dipe para fortalecer e apoiar as formações que acontecem nas escolas? Após os debates foram traçadas diretrizes para se fazer o alinhamento entre escola, GREs e Smed.

Jacirema Piedade, coordenadora regional do Subúrbio I, comentou a importância dessa formação para ampliar o olhar de forma positiva sobre o desenvolvimento das crianças. “Eu me sinto contemplada, porque a educação começa na primeira infância e estar nesse encontro é fundamental para que eu possa transformar todo esse conhecimento em potencial para as nossas crianças da Rede Municipal de Ensino. Para mim, é uma grande alegria”, finaliza.