Smed promove formação dos articuladores do Programa Novo Mais Educação

15 de jun de 2018 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Diretoria Pedagógica (Dipe), realizou nos dias 11 e 12 de junho no Colégio Nossa Senhora das Mercês, na Avenida Sete de Setembro, a formação dos articuladores que atuam no Programa Novo Mais Educação (PNME) nas escolas da Rede Municipal. Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa tem como objetivo ampliar as oportunidades educativas com a ampliação da jornada escolar, promovendo assim a melhoria da aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, além de vivências e aprendizagens nas áreas das Artes e do Esporte.

Zilmeine Carvalho

A formação dos articuladores visa subsidiar a atuação desses profissionais na perspectiva da Educação Integral, com vistas a fortalecer a prática pedagógica e o trabalho cotidiano de forma mais diversificada, interdisciplinar e integral com toda a comunidade escolar. Esta atividade faz parte das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Zilmeine Carvalho, que atua na Diretoria Pedagógica (Dipe) da Smed, fala da importância da formação continuada para o PMNE , na rede. “Esses profissionais que estão participando do processo formativo são os articuladores que irão ter uma interação com os mediadores e facilitadores da aprendizagem dentro do Programa Novo Mais Educação, que é uma atividade complementar em um formato de educação integral, trabalhando de forma mais significativa, de forma lúdica, trazendo mais interatividade e despertando o interesse do aluno”, explica.

Carlos Correia

O chefe de secretaria escolar e articulador do Mais Educação, Carlos José Costa Correia, disse que essa formação é muito importante. “Esse apoio da Smed promove o aprimoramento do nosso trabalho para que possamos desenvolver o trabalho de forma mais leve. Assim, podemos avançar ainda mais e promover a educação como instrumento de desenvolvimento”, enfatizou.

A formação proporcionou momentos de muita interação e atividades que estimularam a consciência pedagógica, a percepção e a emoção. As atividades realizadas neste contexto possibilitaram aos articuladores a reflexão sobre as formas de levar a arte e o diferencial para a sala de aula, promovendo o interesse e estimulando os alunos à aprendizagem.

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed