Smed qualifica estagiários do Programa de Gestão da Política de Alfabetização

24 de jul de 2018 - Jornalismo

Foi realizada no auditório da Faculdade Dois de Julho, no Garcia, mais uma formação de estagiários do Programa de Gestão Política da Alfabetização (PGPA), na manhã desta terça-feira (24). Futuros pedagogos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos para auxiliar e apoiar os professores no acompanhamento dos alunos do 3º ano, sobretudo os que apresentam dificuldade na leitura e na escrita. A formação contou com o apoio dos Coordenadores da Diretoria Pedagógica (Dipe), atrelados à Gerência de Currículos (GERCC), da Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS).

Além das palestras que foram ministradas pelos coordenadores da secretaria, os estagiários tiveram uma aula de experimentação na área da matemática aprendendo como despertar a curiosidade do aluno, de como fazer com que ele tenha autonomia e possa relatar, através da escrita, o que aprendeu com a experiência. “O objetivo dessa formação é preparar esses futuros professores para a atuação em sala de aula, auxiliando e apoiando o professor, trabalhando as abordagens e conteúdos”, disse Carla Grimaldi de Araújo, coordenadora na gerência de currículos na Smed, na área de formação e especialista em Língua Portuguesa.

Estagiária e formanda em Pedagogia, Sueli Matos Santos resumiu o que aprendeu na formação. ”Esse é um programa maravilhoso, abrange muitas coisas que a gente aprende na faculdade e nos ensina como por em prática em sala de aula, como a relação professor e aluno, como fazer parte da formação daquele estudante. A educação está avançando, e hoje em dia temos que mostrar para essas crianças que além da sala de aula existe um horizonte enorme. Estamos aqui para formar alunos autônomos, preparados para seguir em frente na educação.”

A formação do PGPA envolve as dez Gerências Regionais de Educação (GREs) divididas em três dias. Segunda-feira (23), houve a formação com as GREs do Subúrbio 1 e 2, Liberdade e Cidade Baixa. Nesta terça, o trabalho envolveu as GREs de São Caetano, Cabula e Cajazeiras. Quarta-feira (25), será a vez das GREs Itapuã, Orla, Centro e Pirajá.