SMED realiza encontro sobre o racismo institucional

28 de nov de 2013 - dev

A Secretaria Municipal da Educação (SMED) em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) realizou na quarta-feira (27), no auditório da Fundação Cidade Mãe, um encontro com coordenadores regionais de educação (CRE) e coordenadores pedagógicos sobre o Racismo Institucional. O evento teve uma palestra ministrada pela educadora Stael Kyanda Machado.

O encontro teve como objetivo fortalecer a capacidade do setor público na identificação e prevenção do racismo institucional e a participação das organizações da sociedade civil no debate das políticas públicas racialmente e equitativas.

No evento, a secretária da Reparação Ivete Sacramento falou sobre o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) que é um instrumento implementado pela Prefeitura de Salvador, sob a coordenação da Semur para combater o racismo institucional e promover a igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal.

O secretário de Educação, Jorge Khoury, parabenizou pelo evento e afirmou o compromisso do prefeito ACM Neto em atender as demandas da educação para melhorar a qualidade do ensino. “Vamos fazer ações para soma na qualidade da educação dos nossos alunos e promover a igualdade racial dentro das nossas escolas”, afirmou o secretário.

Em 2013 foi assinado o Decreto Nº 23. 837, que dispõe sobre a criação, composição, estruturação, competências e funcionamento do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) de Combate ao Racimo Institucional e de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal do Salvador.