Smed realiza formação continuada de educadores para gestores da rede

25 de maio de 2016 - Jornalismo

Cerca de 500 pessoas, entre gestores de escolas, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e das Gerências Regionais de Educação (GREs), participarão na próxima terça-feira (31), a partir das 13h30, no Hotel Fiesta, da formação continuada de educadores. O tema do encontro será a “A educação brasileira, os desafios da escola e o direito à aprendizagem: um projeto de educação para a humanização e cidadania”.

A formação tem como objetivos apresentar elementos para a reflexão e aprofundamento da formação básica de professores sobre as matrizes históricas e políticas da educação brasileira e apresentar as novas diretrizes curriculares da Educação Básica no Brasil; propor formas e mediações de articulação entre a teoria e prática pedagógica dos educadores diante dos novos sujeitos e dos direitos sociais relativos à Educação e à Escola, conforme prescreve o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014) e apresentar as novas diretrizes e suas concepções filosóficas e pedagógicas como Educação e Desenvolvimento Humano e Formação para a Cidadania.

A palestra da formação será realizada pelo professor da Unicamp Cesar Aparecido Nunes. César Nunes é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Foi professor da Educação Básica e Coordenador Pedagógico de Escolas da Educação Básica. Tem Mestrado em Filosofia da Educação, Doutorado em Filosofia e História da Educação e a Livre-docência na área de Filosofia (ÉTICA). É professor Titular da Faculdade de Educação da UNICAMP na área de Filosofia da Educação.

Nunes também foi Coordenador do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da UNICAMP e assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP de 2009 a 2012. É Coordenador Geral (Líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDÉIA. Orientou 46 dissertações de mestrado e 29 teses de doutorado. Escreveu 31 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, além de dezenas de artigos científicos em revistas especializadas. É um dos mais destacados palestrantes e conferencista em Educação no Brasil.