SMED realiza formação para alfabetizadores do Cidade das Letras

20 de maio de 2013 - dev

Com o objetivo de aprofundar conhecimento sobre o letramento na educação de jovens e adultos, assumindo como eixos de conteúdos práticas sociais de leitura, de produção de texto e de comunicação oral, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) realiza a Formação Inicial de Alfabetizadores e Coordenadores de turma. A abertura do evento, que vai até o dia 29 de maio, será nesta segunda-feira (20), às 18 horas, na Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris.

A palestra de abertura terá como tema “Os sujeitos do EJA: sentidos e significados do currículo integrado” e será ministrada pelo professor Manoel Vicente Calazans, que integra a equipe da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico da SMED. O evento terá a participação de 200 alfabetizadores, 40 coordenadores de turma e 15 formadores que são da equipe do projeto Salvador Cidade das Letras e estão sendo capacitados para o início das aulas do programa, no dia 3 de junho.

Durante a formação, a abordagem dos conteúdos será realizada por meio de oficinas que vão priorizar a tematização de insumos das práticas pedagógicas e a interação entre os participantes como motor de aprendizagem. Entre os temas das oficinas estão Conhecimentos matemáticos e o currículo do programa Brasil Alfabetizado, Letramento e o currículo do EJA e Psicogênese da Língua Escrita. As oficinas serão realizas em quatro polos e a conferência de encerramento será no dia 29, às 18h, na Faculdade Visconde de Cairu.

A Formação Inicial é pré-requisito para iniciar as aulas de alfabetização dos jovens, adultos e idosos cadastrados no Sistema Brasil Alfabetizado, conforme orienta a Resolução CD/FNDE nº 044 de 05 de setembro de 2012. Os coordenadores de turmas e alfabetizadores receberão uma formação de 40h e o material para uso em sala de aula.