Smed realiza reunião de alinhamento pedagógico com Gerências Regionais

26 de jul de 2018 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Diretoria Pedagógica (Dipe), realizou na manhã desta terça-feira (24), na Capela da Faculdade Dois de Julho, no Garcia, uma reunião com as Coordenadoras Pedagógicas regionais e equipes de Coordenadores líderes das Gerências Regionais de Educação (GREs) para alinhar e discutir os programas e práticas realizadas nas escolas.

De acordo com Edna Rodrigues, gerente de Currículo da Smed, esse encontro é importante pois estimula a interação entre os coordenadores “A melhor forma de disseminar o entendimento é ter esses encontros periódicos com os profissionais da rede. O objetivo é instrumentalizar os coordenadores regionais, para que eles auxiliem o processo pedagógico nas unidades. São eles que acompanham as escolas e precisam estar a par de todas as políticas da rede municipal para orientar e acompanhar os coordenadores e os professores nas escolas”, disse.

Além das discussões, foi realizada também a formação do Mais Alfabetização, do Mais Educação e do Sistema de Monitoramento que ocorre nas escolas para o acompanhamento do Programa de Gestão Política da Alfabetização (PGPA), do Instituto Ayrton Senna (IAS) e Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGEL).

“Acredito na importância de alinhamento dos discursos, das ações, das tomadas de decisões, então é importante mesmo que periodicamente esses encontros ocorram para que se discuta e esclareça as possíveis dúvidas e que se definam possíveis estratégias de acompanhamento nas escolas”, ressaltou Ana Paula Silva Santos, coordenadora de acompanhamento da Gerência Regional de Itapuã.

Além de todas essas práticas, o coordenador regional precisa também trabalhar pautas produtivas para os horários de trabalho coletivos e para reuniões setorizadas, orientar os professores a planejar as aulas, o semestre e o ano e criar estratégias para melhorar o trabalho em sala de aula.