SMS e SECULT realizam seminários sobre doença falciforme

18 de set de 2009 - dev

As Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), realizam, a partir desta segunda-feira, 21, o Seminário Doença Falciforme: A Importância da Escola. A abertura do projeto será às 14 horas, no auditório da Secult, no Engenho Velho de Brotas, e contará com a presença dos secretários municipais da Saúde, José Carlos Britto, e da Educação, Carlos Soares.

O evento tem como objetivo capacitar em doença falciforme todos os coordenadores pedagógicos da rede municipal de Educação, reforçando a importância da atuação da escola no acolhimento das crianças com a doença, bem como na divulgação da informação para toda comunidade.

Dentre os temas abordados estarão: O que é Doença Falciforme; Doença Falciforme: a Importância da Escola; A intersetorialidade/transversalidade como ferramenta de combate às desigualdades; Política de Atenção Integral à Saúde da População Negra/ Foco em Doença Falciforme; dentre outros.

A doença falciforme é uma das doenças genéticas mais comuns no Brasil. A anemia falciforme é um tipo da doença que, todos os anos, atinge pelo menos uma a cada mil crianças que nascem no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Em Salvador, segundo dados do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) / APAE, a cada 650 crianças nascidas em Salvador, uma nasce com doença falciforme, tendo em média 60 novos casos por ano.