Alimentação escolar vai a debate

08 de nov de 2005 - dev

Com o objetivo de trocar informações, fazer um balanço e traçar novas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) promove a partir de quarta-feira, dia 9, na Academia de Tênis, em Brasília, o 2º Encontro Nacional de Experiências Inovadoras em Alimentação Escolar. Estão inscritas cerca de 500 pessoas de todo o Brasil, entre gestores, professores, nutricionistas e merendeiras. Também serão comemorados os 50 anos do programa. O encontro se estenderá até sexta-feira, dia 11.

A nutricionista Albaneide Peixinho, coordenadora-geral do Pnae, afirma que o encontro será importante também para fortalecer o controle social das políticas públicas na área da alimentação escolar e garantir o direito dos alunos a uma nutrição adequada e saudável. Segundo Albaneide, a alimentação escolar contribui para melhorar a aprendizagem e o rendimento escolar.

O Pnae é o maior projeto de alimentação escolar do mundo. O orçamento para 2005, de R$ 1,265 bilhão, prevê o atendimento a 36,4 milhões de alunos da educação fundamental, infantil (pré-escola), creches, comunidades indígenas e quilombolas e entidades filantrópicas.

Programação — A abertura do encontro contará com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e dos presidentes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), Francisco Menezes, e do FNDE, José Henrique Paim Fernandes. Logo após a solenidade, o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Daniel Balaban, falará sobre os 50 anos do Pnae e suas metas até 2007. Em seguida, o representante do Programa Mundial de Alimentação (PMA) da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Antonio Castillo, fará uma exposição sobre as ações do PMA relacionadas à alimentação escolar.

Serão apresentados ao plenário dois projetos de alimentação escolar considerados exemplares pelo FNDE — Alimentação Escolar: Construindo o Futuro Todos os Dias, de Araxá, Minas Gerais, e Merenda Regionalizada: um Incentivo para o Desenvolvimento Local, de Concórdia, Santa Catarina.

Também na quarta-feira, 9, será entregue o prêmio Gestor Eficiente, no Memorial JK, a partir das 19h. Estará presente o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. (Assessoria de Imprensa do FNDE)