Concurso de Redação da Codesal premia alunos da rede municipal

23 de nov de 2023 - Jornalismo

Três alunos da rede municipal de ensino receberam as premiações do 1º Concurso de Redação da Defesa Civil, durante cerimônia nesta quarta-feira (22), no Museu Eugênio Teixeira Leal – Cineteatro, no Pelourinho. A iniciativa da Defesa Civil de Salvador (Codesal) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) envolveu 334 estudantes da rede, que participaram da capacitação do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) e dissertaram sobre o tema “Conhecer, Integrar e Prevenir: Por cidadãos Conscientes e Cidades Resilientes”.

A etapa final reuniu 12 finalistas. Os vencedores foram Maria Luísa Silva Lima, da Escola Municipal Santo Antônio das Malvinas (Coutos); João Victor Santana de Souza, da Escola Municipal Campinas de Pirajá; e Larissa Victoria Silva de Oliveira Souza, da Escola Municipal Oito de Maio (Periperi).

Aluno do 5°ano da Escola Municipal Luiz Anselmo, localizada no bairro do mesmo nome, Álvaro Miguel Souza, 11 anos, foi um dos finalistas. Questionado sobre as impressões a respeito do tema, o menino sorriu e disse: “Precisava ajudar as pessoas a evitar acidentes. O título do meu texto foi ‘Como é feito o trabalho da Codesal’. Nele, expliquei sobre a importância de não jogar lixo de maneira errada e de que forma isso pode causar uma tragédia”, disse o menino.

Dedicado e considerado um dos alunos com melhor rendimento em classe, Álvaro não esconde a predileção pela escrita. “Eu adoro redação. Tiro nota boa em tudo, mas amo escrever, contar histórias”, falou entusiasmado. Os alunos premiados receberam vouchers de passeios turísticos e ingressos para acesso à Casa do Carnaval, Museu da Música e Casa Jorge Amado.

Prêmios – O concurso integra as ações do PDCE, que foi criado em 2016 para estimular o protagonismo entre alunos da rede municipal em comunidades escolares próximas a áreas de risco, para que atuem na prevenção de acidentes, equipando-os com conhecimentos cruciais para lidar com situações adversas. O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirma que a iniciativa de inserir o concurso do PCDE foi um sucesso, tendo a adesão de estudantes das escolas da capital e das ilhas.

“Estamos muito felizes com o resultado e empenho dos nossos alunos. Tivemos estudantes de toda nossa rede. Com certeza faremos uma edição ainda melhor e maior no próximo ano. Foi uma ferramenta a mais de nos aproximarmos do público infantil, mostrando o trabalho importante que a Defesa Civil promove ao longo do ano”, frisou.

Presente na cerimônia de premiação, o secretário de Educação do município, Tiago Dantas, fez questão de ressaltar o quanto ações transversalizadas são fundamentais para o desenvolvimento da educação. “Abraçamos a ideia da Defesa Civil e juntos fomentamos essa iniciativa, que além de estimular a escrita e a prática da redação, também levou para as crianças o conhecimento do funcionamento da Defesa Civil. Foi um trabalho bonito, de conscientização, levando os estudantes a reflexão de que a falta da prevenção pode impactas diretamente em todas as nossas comunidades. Foi um momento de aprendizado muito rico”, salientou.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS