Subúrbio ganha primeira unidade do projeto de educação em tempo integral Escolab

30 de jun de 2016 - Jornalismo

A primeira unidade do inovador projeto Escolab – modelo de escola-laboratório pioneira na capital baiana, que é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed), o Google e a SmartLab -, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (30) na Rua da Lagoa, região de Coutos, no Subúrbio Ferroviário. A solenidade contou com as presenças do prefeito ACM Neto, da secretária de Educação, Joelice Braga, comunidade escolar, lideranças locais e diversas autoridades municipais.

A unidade atenderá no contra-turno quatro escolas do entorno: Colina do Mar, Alto de Coutos, Oito de Maio e Cid Passos, beneficiando no total 600 crianças. Trata-se de uma escola com foco na utilização da experimentação, ludicidade, tecnologia da informação e comunicação, bem como na colaboração entre os educandos e educadores. A Escolab do Subúrbio começa a funcionar ainda neste semestre, após o processo de treinamento dos professores.

Cada unidade do projeto terá um núcleo social, um núcleo de altas habilidades e superdotação, atendimento educacional especializado, articulação com a Secretaria Municipal de Saúde e uma sala de experimentação artística, que será aberta a comunidade, inclusive nos finais de semana. No caso da unidade Subúrbio, os estudantes poderão contar ainda com o Museu da Criança.

image

Com o objetivo de reunir diversas fontes de conhecimento em uma única ferramenta de acesso único, os espaços oferecerão conteúdos curriculares, ferramentas Google for Education, além das competências ligadas ao desenvolvimento das habilidades do século 21. Os espaços maker (salas) serão equipados com tablets, onde o trabalho pedagógico será apoiado por conteúdos produzidos especificamente para esse aparelho; impressora 3D, onde o aluno fará o digital virar realidade ao criar, de forma lúdica, objetos de aprendizagem com diferentes tamanhos e geometrias, das mais simples até as mais complexas; além de projetos de aprendizagem e computadores de última geração.

image

“Nossa gestão está fazendo uma verdadeira revolução na educação do município. Este projeto tem caráter pioneiro, inclusive se comparada ao resto do Brasil. Com esta inovação estabelecemos também mais uma iniciativa de educação em tempo integral, tendo à disposição modernas ferramentas de tecnologia aplicadas ao desenvolvimento de nossas crianças. Aqui, os alunos serão estimulados a utilizar a criatividade, além de complementar o aprendizado básico, com as disciplinas curriculares, com o aprendizado de outros idiomas, sempre de forma criativa e com a utilização constante da informática, por meio do uso de tablets”, afirmou ACM Neto.

A implementação do projeto Escolab oferecerá uma curadoria profissional, assim como atualização dos melhores conteúdos, suporte contínuo, formação para os mediadores da plataforma. Além dos melhores parceiros educacionais, como o Google Apps for Education, Google Cultural Institute, 3D Criar, Pandora Lab, Britannica Ciências, Young Digital Planet, Xmile Learning, Elefante Letrado, Avalia Educacional, Guten News, Professores de Plantão, Árvore de Livros, 10monkeys, Tamboro, Kikora, CodeMonkey, Common Sense Media, Plinks e Educare.

Esta é a essência da Escolab, que propicia também aos estudantes atividades esportivas e culturais como dança, música e artes em geral. “É um modelo novo de educação integral que está sendo implantado em Salvador, só que com foco nas crianças mais carentes das comunidades mais pobres da cidade, trazendo o melhor da tecnologia. A utilização deste método foi acompanhada de perto pela Prefeitura, nos Estados Unidos, e nós ficamos realmente impressionados com a forma com a qual as crianças têm facilidade em aprender de forma plena o conteúdo apresentado. O uso da tecnologia na educação é um caminho irreversível, mas no Brasil esses benefícios sempre estiveram distante dos mais pobres”, ressaltou o prefeito.

13568981_1152737408124711_2584484920740765615_o