Teleconferência debate a inclusão digital

09 de jun de 2005 - dev

Existe, hoje, um movimento do governo e da sociedade em geral para minimizar os problemas da falta de acesso à tecnologia e à informação digital. Para fomentar a discussão sobre esse assunto, a Rede Sesc-Senac, irá realizar a teleconferência Inclusão Digital.

O programa irá ao ar no dia 10 de junho, sexta-feira, das 15h às 17h, e será transmitido para mais de 400 pontos de recepção que compõem a Rede. O debate contará com a participação de Gilson Schwartz, diretor acadêmico da Cidade do Conhecimento/USP e Bernardo Sorj, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ. O mediador será o jornalista André Trigueiro. Em Salvador, a teleconferência será apresentada no Sesc Aquidabã e na Casa do Comércio.
A teleconferência terá como foco a inclusão digital como instrumento de democratização da informação e de luta contra a pobreza e a desigualdade social. Os princípios que fundamentam as ações nessa área, bem como as estratégias, linhas de ação, benefícios, atores sociais e pontos críticos envolvidos serão discutidos. Como será também abordada a educação como parceira da inclusão digital e elemento essencial de todo esse processo. A proposta é despertar a participação de toda a sociedade em face necessidade urgente de acesso à tecnologia e à informação digital.
A inclusão digital faz parte das diretrizes da Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC – que vem buscando alternativas para concretizar esse desafio, de dar acesso à tecnologia para todos os alunos da rede municipal.