Tem início a Matrícula Informatizada Social 2008

26 de dez de 2007 - dev

Teve início hoje (¨26) o processo da Matrícula Informatizada Social 2008. Uma novidade na matrícula este ano será o acesso a informações para cadastramento no Programa Bolsa Família. Para o ano letivo de 2008, a rede municipal de ensino dispõe de 184.000 vagas, sendo 57.072 vagas para alunos novos. Hoje começou a matrícula para alunos que já estudam no sistema municipal de ensino e também para 47 creches.

Atualmente, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura possui somente 02 creches. Entretanto, a partir de janeiro de 2008, mais 45 creches se incorporam à rede municipal de ensino, na medida em que foram municipalizadas através de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) assinado pelo governo do Estado e Prefeitura, com mediação do Ministério Público do Estado da Bahia.

Já as matrículas para alunos novos do Ensino Fundamental (CEB à 8 série), terão início a partir de 09 de janeiro. No site www.smec.salvador.ba.gov.br constam os dias das matrículas de alunos novos por séries. Com a informatização do processo, todas as 368 escolas da rede são postos de matrícula on line.

Assim como em 2007, os pais e responsáveis gastarão, em média, 15 minutos para a matrícula dos seus filhos. E os responsáveis pelos alunos podem efetuar a matrícula em qualquer escola da rede municipal. Por exemplo, se um aluno desejar estudar em uma escola em Periperi, o responsável pode realizar a inscrição do seu filho em qualquer uma das 368 unidades da rede de qualquer bairro da cidade.

”Devido à informatização do processo de inscrição de novos estudantes, há dois anos extinguimos as filas de pais e responsáveis por novos alunos que varavam as madrugadas. Em 2008, realizaremos uma expansão e adequação da nossa rede física para atenderemos a contento a demanda da cidade. Já em janeiro, o prefeito João Henrique entregará à população de Salvador três novas escolas”.

O secretário explicou que em 95% dos bairros da cidade não existem casos de demanda reprimida por novas vagas. Entretanto, é necessária a criação de mais vagas em bairros como Valéria e São Cristóvão.

O processo de matrícula contará ainda com uma programação cultural e social nas escolas, com exposições de artesanato, ações informativas de alimentação saudável e apresentações de dança.