Tem início as oficinas para gestores e professores de Educação Infantil

22 de jan de 2008 - dev

Foi realizada hoje (22), no Othon Palace Hotel, a abertura das oficinas de Formação Continuada para Professores e Gestores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que ocorrem até o dia 25 de janeiro. Participaram do evento cerca de 500 profissionais de educação. Através de acordo assinado no Ministério Público do Estado da Bahia, o Governo do Estado repassou à Prefeitura a administração de 45 creches. E a rede municipal de ensino já conta com 02 creches administradas pela SMEC. Para o ano letivo de 2008, foram matriculados na rede municipal de ensino 16.811 alunos na modalidade Educação Infantil (0 a 5 anos).

“Hoje os nossos novos professores de Educação infantil terão o cartão de visitas da SMEC. Além do processo de capacitação, estamos aqui para trocarmos experiências com os gestores e docentes e juntos construirmos um projeto eficiente para a Educação Infantil no município de Salvador”, enfatizou o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva.

De acordo com a União de Municípios Brasileiros, somente 18% dos municípios conseguem atender a demanda da Educação Infantil. Esta realidade começa a mudar com a aprovação pelo Congresso Nacional do FUNDEB, que determina o repasse de verbas federais aos municípios a fim de atender também a demanda da Educação Infantil. Trata-se de uma iniciativa para corrigir uma distorção social na medida em que os filhos da classe média já têm o acesso à Educação Infantil através das redes privadas de ensino.

Na abertura das oficinas, os gestores e professores receberam as “Referências e Orientações Pedagógicas Para Subsidiar o trabalho Educativo dos Centros Municipais de Educação Infantil”. De acordo com o documento, “historicamente, o conceito de creche e seu papel na sociedade têm passado por modificações relevantes, o que levou a uma nova concepção da creche como um espaço sócio-educativo que realmente contribua para o desenvolvimento da criança, nos seus diversos aspectos. A Educação Infantil é estruturada em três princípios básicos: o cuidar, o educar e o brincar.

Recentemente, o MEC anunciou um aporte de R$ 2,3 milhões para os CMEI para a aquisição de inúmeros equipamentos, atendendo a um projeto elaborada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura.