Tem início na segunda-feira a Matrícula Móvel

18 de jan de 2008 - dev

Já foram matriculados 150.660 alunos na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2008. Hoje (18), foi encerrado o processo de matrícula on line, onde os pais podiam matricular seus filhos a partir de qualquer unidade da rede. Por exemplo, se um aluno desejasse estudar em uma escola em Periperi, o responsável podia realizar a inscrição do seu filho a partir de qualquer uma das unidades da rede de qualquer bairro da cidade. Entretanto, como ainda restam vagas no sistema municipal de ensino, as matrículas continuarão até o início das aulas, em 18 de fevereiro. A partir de agora, o responsável deve procurar a escola onde deseja matricular o seu filho.

Do total de 150 mil alunos matriculados, 127.905 são alunos que já freqüentam as escolas municipais e 22.755 são alunos novos. Na Educação Infantil (0 a 5 anos), foram matriculadas 16.811 crianças. Até 2007, a SMEC contava somente com 02 creches. Agora, conta com 47 creches na medida em que 45 foram municipalizadas. Além das creches, algumas escolas da rede também oferecem Educação Infantil.

Com a sobra de vagas, a SMEC realizará a partir do dia 21 de janeiro a Matrícula Móvel. Diversas equipes percorrerão os bairros da cidade onde ainda existe uma grande oferta de vagas nos colégios municipais e procurarão as famílias a fim de aumentar o número de matrículas. Os profissionais estarão munidos de celulares e efetuarão as matrículas na residência dos novos alunos.

“A matrícula móvel é uma verdadeira lição de cidadania, onde atendentes vão às casas matricular crianças, jovens e adultos que não atenderam, por alguma razão, ao chamado durante os dias de matrícula. É a SMEC saindo dos muros da escola e interagindo com as comunidades”, afirma o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva.

A matrícula on line ocorreu entre os dias 26 de dezembro e 18 de janeiro e os pais gastaram, em média, 15 minutos para inscrever seus filhos.