Tereza Cristina, da Ouvidoria, é escolhida Servidora Destaque da Smed (órgão central)

27 de out de 2017 - Jornalismo

Com 54% dos votos, a técnica administrativa Tereza Cristina Santos do Espírito Santo foi eleita Servidora Destaque da Secretaria Municipal de Educação (Smed) – órgão central. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (24) pela Diretoria de Suporte à Rede Escolar (DISP), através da Gerência de Gestão de Pessoas, e foi recebido com muita alegria e entusiasmo por Cristina, que começou a trabalhar na Smed em 1977, como estagiária, e atua há 13 anos na Ouvidoria da Educação. “Estou muito feliz e agradecida. Eu me sinto como se tivesse ganhado o Oscar”, disse, agradecendo a todos os colegas de trabalho.

O concurso envolveu servidores que atuam no órgão central da Smed e teve na etapa inicial a escolha de um representante por diretoria. “Foi uma escolha democrática, através do voto, entre os servidores de cada diretoria”, explica Flávio Pimenta, diretor de Suporte à Rede Escolar. Desse processo, saíram quatro candidatos: Charles Michel Araújo dos Santos, da Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (DIFI); Francisco Santos Almeida, da Diretoria de Suporte à Rede Escolar (DISP); Nélia Marise Ribeiro Nascimento, da Diretoria Pedagógica (DIPE) e Tereza Cristina Santos do Espírito Santo, do Gabinete. Na etapa final, o processo de votação foi eletrônico, através de uma plataforma web, e envolveu todas as unidades da Smed, incluindo Gerências Regionais e escolas.

O secretário municipal de Educação, Bruno Barral, elogiou a iniciativa. “A Secretaria tem um quadro de servidores e colaboradores muito competentes e dedicados. Os quatro concorrentes, escolhidos por seus pares em cada diretoria, refletem essa realidade do serviço público da nossa rede”, afirmou. “Parabéns aos concorrentes, em especial a Cristina pela conquista”. O gerente de Gestão de Pessoas da Smed, Danilo Bittencourt, explica que esse é um projeto-piloto e que a ideia é fazer o concurso nas regionais e escolas também. Segundo ele, o servidor eleito será homenageado em evento com participação do prefeito ACM Neto.

Tereza Cristina respondeu algumas perguntas elaboradas por servidores e colaboradores. Confira:

Consuelo Navarro (Ascom) – Em qual cidade você nasceu?
Tereza Cristina – Eu nasci em Nazaré, em 4 de fevereiro de 1958.

Jorge Moreno Santos Neves (Disp) – Há quanto tempo você trabalha na Smed?
Tereza Cristina – Comecei a trabalhar aqui como estagiária, em 1977. São 40 anos de serviço. Quando comecei a Secretaria era na Rua do Bispo, na Praça da Sé, depois fomos para a Rua Independência, em Nazaré. De lá, mudamos para o Engenho Velho da Federação, no Parque Solar Boa Vista, e agora aqui na Garibaldi.

Luzinete de Carvalho Capinam (Gabinete) – O que é para você trabalhar na Ouvidoria?
Tereza Cristina – Eu adoro! Amo mesmo. Gosto de me comunicar, ajudar a resolver problemas, que muitas vezes estão afligindo as pessoas. Enquanto tiver vida e saúde, estarei trabalhando feliz.

Joelice Braga (Dipe) – Você gosta de ler? Tem um livro preferido?
Tereza Cristina – Gosto muito de ler. E tenho vários livros preferidos, mas o Tereza Batista Cansada de Guerra, de Jorge Amado é especial. Meu pai era jornalista, Luiz Luzi, trabalhava como assessor de imprensa de ACM, e amava ler. Eu segui os seus passos e comecei a ler os livros de Jorge Amado por indicação dele.

Wanete Carvalho (Gerente Regional Cabula) – Quem são hoje as pessoas mais importantes na sua vida?
Tereza Cristina – Meus filhos, Leonardo e Lucas. São pessoas maravilhosas, que amo demais e que lutei e me sacrifiquei muito para criar. Outro dia, um deles me disse: Eu tenho muito orgulho de você ser minha mãe. Uma declaração dessa não tem preço.