TIM Música nas escolas lança sala na UFBA

05 de jun de 2007 - dev

Lis Grassi

Foi lançada, hoje (05), na Escola de Música da UFBA, a sala Walter Smetak, que sediará o Programa TIM Música nas Escolas. O programa existe há quatro anos em nove cidades do Brasil e beneficia cerca de 16 mil crianças de todo o país. Em Salvador o trabalho é feito em sete escolas da rede municipal, atendendo 1.680 alunos.

O TIM nas Escolas é resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal de Salvador, Universidade Federal da Bahia e TIM Maxitel, que possibilita às crianças e adolescentes a aprenderem música através de oficinas realizadas nas escolas. A partir desses encontros foram selecionados 30 alunos para serem responsáveis por levar às comunidades mensagens de paz e cidadania através da música.

Com a parceria das três instituições, a sala, que estava abandonada há cinco anos e situa-se na Escola de Música da UFBA, foi reformada e serve de sede para aulas de música e de formação do cidadão. O nome da sala é uma homenagem ao violoncelista, Walter Smetak, compositor, construtor de instrumentos musicais e escultor. Smetak foi um músico renomado e uma das maiores influências do tropicalismo na Bahia.

Segundo a gerente de Assuntos Corporativos da TIM, Eliane Álvares, os alunos participantes do projeto passam a ter bons resultados no aprendizado, principalmente em disciplinas como matemática. “Os estudantes passam a se interessar mais pelas aulas e participam com entusiasmo das atividades”, conclui.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, afirmou que a educação precisa derrubar as barreiras da sala de aula e fazer parte de um novo mundo. “A música é um desses caminhos para expressar esse novo mundo”, afirma.