Torneio de Ginástica Rítmica encerra Festival Estudantil Municipal

16 de jul de 2016 - Jornalismo

Um espetáculo de dança, movimento e alegria. Assim foi o Festival de Ginástica Rítmica da rede municipal de Salvador, que mobilizou mais de 400 alunos de sete escolas na manhã deste sábado, no ginásio de esportes do Colégio Dom Bosco. O torneio, que marcou o encerramento do Festival Estudantil Municipal que mobilizou mais de seis mil alunos de 55 escolas da rede municipal, também teve a apresentação das atletas do colégio anfitrião e do Centro de Treinamento

As atletas competiram nas categorias Mirim (7 e 8 anos) e Pré-infantil (8 a 10 anos), com séries de mãos livres; Infantil (11 e 12 anos), com séries de mãos livres e arcos; e Juvenil (13 a 15 anos), com série de arco e bola. Deste grupo pdoem ser selecionadas atletas de destaque para participarem do grupo de alto rendimento da rede municipal de ensino. Além da competição, o grupo de alto rendimento da GR da rede municipal abriu as apresentações e as alunas se apresentaram por equipe representando as suas unidades escolares.

Para a secretária municipal da Educação, Joelice Braga, iniciativas como esta fazem toda a diferença na vida dos alunos. “Hoje é dia de muita alegria e de parabenizar, não só as atletas e seus professores, mas também às famílias por apoiarem e acreditarem no talento dos seus filhos. Nós acreditamos que ações como esta renderam bons frutos para nossas crianças”, comemorou. A importância do festival também foi destacada pela secretária de Promoção e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos. “Projetos como este não formam só atletas, formam cidadãos”, reforçou. A presidente da Federação Baiana de Ginástica, Elisa Lemos, também esteve presente no evento.

JEF_6571

 

Participando de sua primeira competição, Samanta Oliveira, 10 anos, aluna da Escola Municipal Cecília Meireles (Castelo Branco), se surpreendeu  com a medalha de ouro na categoria Pré-infantil. “Entrei este ano no projeto e não imaginava ganhar, mas estou muito feliz. Sonho em ser atleta e agora eu sei porque é importante investir nos sonhos”, disse emocionada. Além da escola de Samanta, participaram do festival alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças (Bonfim) e das Escolas Municipais Adroaldo Ribeiro da Costa (Resgate), Francisco Leite (Águas Claras), Parque São Cristóvão (São Cristóvão), Professor Ricardo Pereira (Cajazeiras) e Senhor do Bonfim (Plataforma).

O Festival – O FEM, realizado exclusivamente para os estudantes da rede municipal de ensino, integra o Festival de Esporte e Lazer do Município de Salvador, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). A iniciativa tem como objetivo fomentar a cultura esportiva escolar, vivenciada sob a forma de atividades recreativas e de jogos esportivos integrados à prática pedagógica esportiva e cultural das escolas públicas municipais de Salvador.

A ação é fruto do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério do Esporte e propõe o desenvolvimento de atividades esportivas na cidade de Salvador. Durante toda a semana os alunos competiram em modalidades esportivas, jogos adaptados e atividades recreativas como futsal, voleibol, voleibol sentado, voleibol de lençol, handebol, basquete, baleado, karatê e ginástica rítmica.

JEF_6786

 

Confira a classificação final do Festival de Ginástica Rítmica:

CATEGORIA MIRIM – MÃOS LIVRES

1ª colocada – Stephany Jesus – Escola Municipal Cecília Meireles

2ª colocada – Emily Jesus – Escola Municipal Senhor Do Bonfim

3ª colocada- Vanessa Santana Pereira – Escola Municipal Ricardo Pereira

CATEGORIA PRÉ-INFANTIL MÃOS LIVRES

1ª colocada – Samantha Do Nascimento – Municipal Cecília Meireles

2ª colocada – Gabriela Santos – Municipal  Senhor Do Bonfim

3ª colocada – Andressa Oliveira – Municipal Francisco Leite

CATEGORIA INFANTIL – MÃOS LIVRES

1ª colocada – Emilly Moreira – Municipal Francisco Leite

2ª colocada – Gabriela Xavier – Municipal  Senhor Do Bonfim

3ª colocada – Ludmila Viana – Municipal Francisco Leite

CATEGORIA INFANTIL – ARCO

1ª colocada – Gabriela Xavier – Municipal Senhor Do Bonfim

2ª colocada – Emilly Moreira – Municipal Francisco Leite

3ª colocada – Ludmila Viana – Municipal Francisco Leite

CATEGORIA INFANTIL – SOMA DOS APARELHOS (INDIVIDUAL GERAL)

1ª colocada – Emilly Moreira – Municipal Francisco Leite

2ª colocada – Gabriela Xavier – Municipal  Senhor Do Bonfim

3ª colocada – Ludmila Viana – Municipal Francisco Leite

CATEGORIA JUVENIL – BOLA

1ª colocada – Jessica Silva – Municipal  Ricardo Pereira