Trabalho da SMEC será modelo para cidades mineiras

20 de maio de 2009 - dev

O Programa Cidade Educadora, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), desde o ano passado, têm obtido resultados positivos na cidade e repercutido em todo o país. Na terça-feira (19), uma delegação de secretários de educação, prefeitos e empresários do estado de Minas Gerais veio a Salvador para conhecer de perto o desenvolvimento do programa em sala de aula e levar a experiência para suas cidades.

Acompanhada pelo secretário de Educação de Salvador, Carlos Soares, a comitiva ouviu professores e alunos e conheceram passo a passo a forma que a coleção didática da editora é lecionada nas escolas.

O prefeito de Jeceaba, Júlio César Reis, foi um dos mais entusiasmados do grupo. Ele afirmou que já ouviu palestras e depoimentos sobre as ações do Cidade Educadora, mas o contato direto com o material didático e a aceitação dos estudantes ao método só reforçam a idéia de levar a iniciativa da SMEC para Jeceaba. “Quero fazer o mesmo em Minas. Já vou avaliar os orçamentos e os livros deverão circular pelas escolas no próximo ano”, garantiu.

Já o secretário adjunto de Educação de Belo Horizonte, Afonso Renan Barbosa, disse que apesar da realidade das duas capitais serem diferentes, a Prefeitura de BH não medirá esforços para copiar o trabalho desenvolvido em Salvador. Sempre atento aos depoimentos dos alunos e questionador às declarações dos professores, Barbosa afirmou que a confiança transmitida pelos docentes e receptividade dos alunos quanto ao programa vão pesar na decisão de levar o trabalho à capital mineira.

Outra instituição presente nas visitas foi a V&M do Brasil, empresa que trabalha na área industrial, automobilística, mecânica e petrolífera, considerada a maior de Minas Gerais, também faz investimentos em ações sociais e deve patrocinar algumas cidades do interior mineiro para implantar o Cidade Educadora.