Trabalho infantil é tema de congresso

26 de maio de 2009 - dev

Professores, diretores e coordenadores regionais da rede municipal de ensino estão reunidos no congresso “O Trabalho Infantil e Adolescente no Estado da Bahia – Desafios e Propostas para a Formulação e Implementação de Políticas Públicas”. O evento, que é realizado pelo Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho (OIT), estenderá sua programação até amanhã (dia 27).

O congresso conta com palestras e debates que pretendem aprofundar a discussão sobre a construção de um estado livre da exploração do trabalho infantil e subsidiar a atuação dos órgãos do poder público e instituições do segmento social no combate a esse abuso. Saúde pública, Assistência Social e Educação são os principais temas abordados no encontro.

A coordenadora regional de educação, Cristiane Navarro, que é responsável pelas escolas municipais do centro da cidade, afirmou que o evento é grandioso e dará conhecimentos substanciais aos expectadores. Segundo Navarro, as escolas que compõem a sua regional estão entre as mais vulneráveis à esse tipo de exploração, porque a maioria dos alunos são filhos de pessoas que sobrevivem do trabalho informal e alguns deles são obrigados a contribuir com a renda da família.

Ainda de acordo com a coordenadora, a principal ferramenta para por fim nesse abuso infantil é fazer com que as crianças permaneçam mais tempo na escola. “Sairemos daqui mais preparados para fortalecer as ações de inclusão já desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação”, afirma. Entre os programas, ela destaca o Mais Educação, que estende a permanência do aluno na unidade para 7h diárias e o Escola Aberta, ação que propõe atividades educativas e profissionalizantes aos finais de semana, dentro da escola.

A solenidade de abertura contou com a presença da primeira dama do estado da Bahia, Fátima Mendonça, o vice prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, o secretário municipal de Assistência Social, Antônio Brito e o subsecretário municipal de Educação, Eliezer Cruz. Representantes do Governo do Estado também estiverem presentes.