Transalvador promove ações educativas para crianças

08 de abr de 2013 - dev

Até a próxima sexta-feira, cerca de 500 crianças da rede municipal de ensino vão participar, no Shopping Bela Vista, das ações educativas que a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) está realizando, em parceria com a empresa Porto Seguro.

As atividades envolvem a exibição de vídeos com noções de cidadania, passeio de bicicleta em pista com as sinalizações de trânsito e lanche. Nesta segunda (8), participaram do trabalho educativo os alunos de 4 e 5 anos das escolas Cristã Feminina, da Boca do Rio, e Male de Balê, de Itapuã.

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, as atividades integram o conjunto de ações estruturantes que o órgão desenvolve, com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito. “Estamos perseguindo as metas da Organização das Nações Unidas de, até 2050, reduzir em 50% o número de acidentes em todo o mundo”, diz Mirian.

Aluna da Escola Cristã Feminina, Luane Silva Pereira, 5 anos, conta que se divertiu e aprendeu muito durante o passeio. “O que mais gostei foi de andar de bicicleta, mas também aprendi a olhar para o sinal antes de atravessar a rua. Quem já dirige não deve falar no celular nem beber bebida alcoólica”, afirma Luane. Para a representante da Porto Seguro na Bahia, Meire Sagaguchi, é importante que as crianças saibam sobre as regras de trânsito, mas também sobre cidadania. Ela conta que, no final da atividade, todos participantes recebem um lanche e uma carteira de habilitação de ciclista.

A cada dia, duas escolas vão visitar o espaço, sempre pelo turno da manhã. À tarde e durante todo final de semana, a ação é aberta aos frequentadores do shopping, que cedeu o espaço para a viabilização do projeto.