Treinador holandês mostra filosofia de jogo para professores da rede

07 de maio de 2014 - dev

Professores de escolas municipais de Salvador participam, até o próximo sábado (10), do curso WorldCoaches, fruto da iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Smed), por meio da Diretoria Geral de Esportes e Lazer (DGEL), em parceria com a Instituição Fazer Acontecer e a Real Associação de Futebol dos Países Baixos (KNVB). Realizada no Costa Verde Tennis Clube, em Piatã, a atividade é direcionada para treinadores e professores que trabalham em projetos sociais e visa deixar um legado pós-Copa.

A capacitação é ministrada pelo treinador de futebol Jan Derks, que atuou como técnico na seleção holandesa e no clube escocês Glasgow Rangers. Ele também foi coordenador da divisão de base do Galatasaray, time turco onde jogam brasileiros como Alex Telles, ex-Grêmio, e Felipe Melo, ex-Flamengo e ex-Seleção Brasileira.
De acordo com Derks, o objetivo do curso é disseminar a filosofia holandesa no futebol brasileiro, além de ensinar aos professores diferentes formas de treinamento e desenvolver o que ele chama de habilidades de vida. “Queremos mostrar a forma que jogamos e, ao mesmo tempo, evitar que os jovens possam se envolver com os problemas sociais”, disse o treinador.

O subcoordenador DGEL/Smed, Elias Raimundo, acredita que é importante o intercâmbio de experiências. “É uma boa oportunidade para comparar as formas de trabalho utilizadas na Holanda e no Brasil”. Raimundo ainda pontuou que aprender sobre passe, comunicação no jogo e movimentação foi bastante importante por serem os fatores principais para o trabalho do futebol.

Além da parte teórica, os participantes também contam com atividades práticas, que envolvem 28 meninos com idades entre 7 e 17 anos, integrantes do Programa de Iniciação Esportiva da Diretoria de Esportes. Os garotos participaram da aula no campo, aprendendo fundamentos técnicos de passe e controle de bola, comandados pelos treinadores.

Dentro da programação, haverá ainda a inauguração da iluminação de LED no campo da comunidade da Baixa do Tubo, no bairro de Cosme de Farias, na sexta-feira (9). O sistema é semelhante ao utilizado no Estádio Metropolitano Roberto Santos (Pituaçu) e considerado um dos mais modernos do mundo.

Curso

O WorldCoaches é uma iniciativa da Real Associação de Futebol dos Países Baixos (KNVB), que tenta utilizar o futebol como ferramenta de desenvolvimento em áreas carentes, educando os professores tanto na questão social, quanto na questão técnica. Ativo desde 2009, o curso já atendeu aproximadamente 5 mil professores e treinadores de diversos países como China, Índia, Gana, Quênia, entre outros. No Brasil, a atividade já passou pela cidade amazonense de Mamirauá, além das capitais Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).