Treinadores municipais participam de curso com técnico alemão

14 de maio de 2014 - dev

Disseminar a filosofia alemã no futebol brasileiro, ensinar aos treinadores diferentes formas de treinamento e trabalhar a formação social dos professores e alunos. Esses são os objetivos dos curso ‘Treino Social’, iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Smed), por meio da Diretoria Geral de Esportes e Lazer (DGEL), em parceria com a Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), a Federação Alemã de Futebol (DFB), o Instituto Bola pra Frente e o Global United FC.

Mais de 50 treinadores de projetos sociais que envolvem futebol participam, até a próxima sexta (16), do curso realizado no Costa Verde Tennis Clube, em Piatã. A capacitação é ministrada pelo treinador alemão Sascha Bauer, que atuou como técnico na seleção sub-17 de Moçambique. Ao longo do curso, Bauer abordará temas, como o treinador como modelo, planejamento de uma sessão de treino e como um treino pode ser social.

Professor do Programa de Iniciação Esportiva, desenvolvido pela Smed/Dgel, Júlio César Moreira ressalta diferentes metodologias. “É importante que nós vejamos atividades diárias que fazemos com nossas crianças de um outro ângulo, uma nova dinâmica, pois aprimora o nosso conhecimento e dos alunos também”. Moreira ainda pontuou que aprender sobre passe, comunicação no jogo e movimentação é bastante importante por serem os fatores principais para o trabalho do futebol.

Além da parte teórica, os participantes também contam com atividades práticas, que envolvem meninos com idades entre 6 e 12 anos, integrantes do Programa de Iniciação Esportiva da Diretoria de Esportes. Os garotos participam da aula no campo, aprendendo fundamentos técnicos do futebol, comandados pelos treinadores.