Três alunas da Rede Municipal são premiadas no V Concurso de Redação da EJE/BA

07 de dez de 2017 - Publicidade

As alunas da Rede Municipal Janessi Letícia Pereira dos Santos, do 8º ano da Escola Municipal Visconde de Cairu, Larissa Silva Rodrigues, do 9º ano da Escola Municipal Nova Sussuarana, e Milena Mota Correa, do 9º ano da Escola Municipal Pirajá da Silva foram as vencedoras do V Concurso de Redação, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em parceria a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed)

A solenidade de premiação ocorreu no dia 5 de dezembro na Sala de Sessões do Eleitoral baiano. O juiz ouvidor do TRE-BA, Rui Carlos Barata Filho, saudou os presentes em nome da Corte eleitoral baiana, tendo em vista que a diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer, encontra-se em viagem oficial.

A redação que ficou em primeiro lugar do certame foi da estudante Janessi Letícia, que recebeu como prêmio um iPad. A segunda e terceira colocadas, respectivamente, as alunas Larissa Silva Rodrigues e Milena Mota Correa, receberam um tablet cada uma. A premiação teve apoio da Coelba e do Banco Itaú.

Também foram premiados os professores que orientaram as estudantes autoras dos textos vencedores: Cássia Nascimento M. Santos, André Messias e Alberto Campelo, que receberam uma diária em hotel, um voucher de jantar e um voucher de almoço, referentes, respectivamente ao primeiro, segundo e terceiro lugar.

Para a vencedora da quinta edição do concurso, Janessi dos Santos, o tema da redação “Qualidades que o cidadão deve ter para se candidatar a um cargo eletivo” foi importante para a formação cidadã dos jovens. “No futuro, a gente vai ser eleitor, então temos que pensar em quem vamos votar para melhorar o país”, declarou.

Trinta e quatro escolas da rede municipal de ensino de Salvador participaram do Projeto “Eleitor do Futuro”, neste ano. “A Justiça Eleitoral tem como uma de suas funções, a educação para a cidadania. E o Projeto “Eleitor do Futuro” é um instrumento utilizado justamente para aproximar a Justiça Eleitoral dos jovens, levando informações sobre a importância do voto, direitos e deveres do cidadão, dentre outros. O V Concurso de Redação é a culminância da parceria realizada com a Secretaria Municipal de Educação”, afirmou Adriana Bittencourt Passos, da EJE/BA.

A educação para cidadania também é o motivo pelo qual a diretora da Escola Municipal Nova Sussuarana, Maísa Queiroz, estimula a participação dos alunos no concurso: “A gente enxerga como de grande importância para vivência deles como cidadãos. Já participamos do concurso há quatro edições e vemos bons frutos em todas as redações. É uma oportunidade do jovem se enxergar como cidadão em formação, dentro da nossa sociedade”.

Durante a cerimônia, além da premiação, também houve leitura de cordel pela servidora Salete Saraiva, e uma encenação teatral (texto escrito pela servidora Cláudia Cabús) apresentada pelos estudantes Alexandre Brito e Vitória Helen, estagiários do Projeto Menor Cidadão do TRE-BA.

Além do juiz ouvidor do TRE-BA, Rui Carlos Barata Filho, estiveram presentes na solenidade o juiz Eleitoral da 27ª Zona/Itabuna, Antônio Carlos de Souza Hygino, a diretora Pedagógica da Smed, Joelice Braga, representando o Secretário de Educação, Bruno Barral, assim como gestores, professores e estudantes das escolas referidas acima, e da Escola Municipal 2 de Julho.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial da EJE/BA