Troca de experiências em Educação é tema de reunião entre secretários Paloma Modesto, de Salvador, e Júlio Alexandre, de Sobral (CE)

29 de ago de 2017 - Publicidade

Paloma Modesto, Júlio Alexandre, Joelice Braga e Rafaella Pondé

A secretária Municipal da Educação, Paloma Modesto, reuniu-se nesta terça-feira (29) com o ex-secretário de Educação de Sobral (CE), Júlio Cesar da Costa Alexandre, que atualmente comanda a pasta dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social da cidade cearense, que fica a cerca de 240 km de Fortaleza.  A pauta do encontro foi a troca de experiências exitosas no ensino público com vistas a uma educação de qualidade.

“Foi uma reunião produtiva e inspiradora”, afirma Paloma Modesto. “As ações desenvolvidas em Sobral e os resultados provenientes desse trabalho compõem um exemplo estimulante e que aponta caminhos na busca pela excelência do ensino público”, argumenta, referindo-se ao trabalho desenvolvido em Sobral que elevou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos Anos Iniciais de 4.0 em 2005 para 8.8 em 2015, quando registrou 6,7 nos anos finais. Nos dois casos, o município tem o maior Ideb do Brasil.

O secretário Júlio Cesar Alexandre, que é educador e foi diretor escolar, participou do processo desde 2005, quando assumiu a Secretaria de Educação da cidade. Segundo ele, as políticas implementadas têm como foco a alfabetização, a formação de professores e um forte pacto de todos pela aprendizagem do aluno. “A conversa de hoje estimulou um debate rico de ideias e mostrou que temos diretrizes comuns, como a mesma concepção metodológica de material de ensino, a formação continuada de professores e o foco na gestão de resultados”, frisou Paloma.

Participaram também da reunião a sub-secretária Municipal de Educação, Rafaella Pondé, a diretora pedagógica da Smed, Joelice Braga, e a gerente de Gestão Escolar, Karen Sasaki.