Uma aula de história e cidadania no centro antigo de Salvador

24 de set de 2010 - dev

Atentos às explicações do artista plástico Almandrade, da Fundação Gregório de Matos, estudantes da Escola Municipal Antônio Carvalho Guedes participaram, na tarde desta quinta-feira (23), de uma aula viva visitando monumentos históricos, refletindo sobre a prática de urinar nas ruas e os danos causados ao patrimônio público.

A atividade, que reuniu mais de 30 meninos e meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, faz parte das ações do Projeto “Xixi na Rua Não!”, lançado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

O ponto de partida da aula de campo foi o Centro Cultural da Barroquinha, onde os estudantes puderam conhecer qual a importância da preservação dos monumentos por conta da sua história e referencia simbólica para a cidade.

Diante da praça mais conhecida de Salvador, a Castro Alves, o aluno Josué Souza alertou a todos que ali estava com cheiro de xixi e que queria mudar esse mau costume do baiano. “Devem parar de vez de fazerem xixi na rua, pois quem sofre as consequências somos nós mesmos”, disse o aluno.

Monumentos como o de Tomé de Souza, Dom Pedro, Zumbi dos Palmares, da Cruz Caída e o chafariz do Terreiro de Jesus foram alguns dos pontos visitados durante a atividade, que fez também um passeio pela história da capital baiana.

“Como turista, me alegro em ver que os estudantes das escolas públicas, por incentivo da prefeitura, praticam esses passeios que conscientizam a própria população soteropolitana”, destacou a paulista Melissa Fragozzo que também fazia passeava pelos pontos turísticos da cidade.

Nesta sexta-feira (24), os alunos da Municipal Helena Magalhães também participam da atividade extraclasse, que vem promovendo a prática de atitudes saudáveis e conscientizando os jovens da Rede Pública Municipal de Ensino. No dia 28 (terça-feira) é a vez dos estudantes da Municipal Padre Norberto percorrem as ruas do centro e aprenderem um pouco mais sobre as preservação ao patrimônio público.

No dia 30 de setembro, uma grande festa será realizada na Praça castro Alves para a divulgação do resultado do concurso de Tirinhas Educativas da Rede, parte integrante do Projeto “Xixi na Rua, Não!”, que envolve 31 unidades escolares que atuam com o segmento do ensino fundamental II.