“Uma Comédia sem Juízo” é tema de peça teatral na Escola Municipal Gersino Coelho

13 de nov de 2018 - Publicidade

Numa parceria entre a Secretária Municipal de Salvador (Smed) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Escola Municipal Gersino Coelho recebe esta semana o espetáculo teatral “Uma Comédia sem Juízo”, da Companhia Estamos Aqui – Teatro Jovem, sob a direção de Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr. O espetáculo apresenta a importância da cultura, em especial do teatro, como instrumento de reflexão e valorização da sociedade, através de uma das mais representativas comédias da Idade Média: A Farsa do Advogado Pathelin, contando sempre com a participação especial de um aluno de cada escola visitada.

Na Escola Municipal Gersino Coelho, a peça está sendo realizada nos três turnos, para 460 crianças da Educação infantil ao 5°ano. Além disso, a encenação também ocorre nas escolas Municipais Olga Figueiredo, Fernando Presídio, Orlando Imbassahy, Escolab Boca do Rio e Escolab Subúrbio 360, todas nos três turnos. Ao final das apresentações o Diretor Tadeu Aguiar realizará um Workshop com todos os professores de teatro dessas instituições de ensino.

Kátia Siva, gestora da Escola Municipal Gersino Coelho, destaca sua alegria em ver a comunidade e alunos sendo valorizados. “Receber um espetáculo teatral dentro da unidade escolar com um aparato fantástico e montagem de um cenário específico para a peça, gera um encantamento nas crianças. O teatro é fundamental no processo educacional, já que  colabora para que o cidadão atue efetivamente  no mundo opinando, criticando e sugerindo e também”, ressalta.  

A professora de teatro Débora Roberta Reis, reitera a importância de se utilizar a expressão artística como suporte para o aprendizado. “Trabalhamos no teatro a partir da afetividade, já que o teatro encanta e fortalece os vínculos da escola, entre professores e alunos. Além disso, é nítido como o teatro ajuda o aluno a desenvolver aspectos como: criatividade, memorização, coordenação e vocabulário”, detalha.

Jeniffer Vitória, 10 anos ( 5°ano B), aprova as aulas de teatro na Escola Municipal Gersino Coelho e comemora a chegada do  espetáculo. “Aprendi a atuar, a ser mais generosa e me ajudou a ir perdendo a timidez. Percebi que sou uma criança muito feliz e ser chamada para participar da peça me deixou muito emocionada”, celebra.