Uma escola com forte vinculação à família

27 de fev de 2007 - dev

Fabiane Lima de Jesus tem apenas oito anos, mas já sabe o que deseja da sua escola. Aluna da Maria Quitéria, um centro de ensino que fica na Ladeira dos Galés, a menina afirma que o que tem de melhor no colégio é a sua professora. “Ela passa deveres difíceis e por isso a gente vai aprender mais”. A elogiada é a Pró Mara, que já tem 22 anos de ensino no local e se diz estimulada em passar conhecimentos aos seus alunos.

O sucesso do colégio vem da participação da família. “Aqui somos muito exigidos pelos pais que querem o melhor para seus filhos e cobram os resultados; acho importante porque nenhuma escola funciona bem sem a família”, disse a diretora Alda Conceição Neves. Ela destaca que é norma na unidade de ensino cuidar dos alunos como filhos. “Em muitos casos, passamos a ser mãe das crianças, ajudamos nas suas necessidades e tentamos suprir muitas carências”.

E amparo e carinho fazem a pequena Fabiane se sentir acolhida e não hesitar e falar bem da professora, esquecendo das inúmeras atividades lúdicas à sua disposição. “Gosto de brincar, das festas que existem aqui, mas a professora é muito legal e poderá me ajudar a ser médica”, disse a menina, que sonha em se especializar em pediatria.

Um passeio pela escola é possível entender o porquê da garotinha enaltecer a educadora. Apesar de ter parques, dois pátios e merenda farta e não faltar atividades extraclasse, como passeios, peças de teatro e festas, o método de ensino da Escola Municipal Maria Quitéria está embasado na relação de confiança do triângulo pais, professores e alunos. Com mais de 70 anos de existência, a escola é considerada modelo e também recebe anualmente alunos da rede particular de ensino.

Com aulas do Ensino Fundamental ao Telecurso, a unidade de ensino funciona nos três turnos e atende crianças e adultos. Hoje (dia 26), no primeiro dia de aula deste ano, já havia mais de 600 alunos matriculados com a expectativa deste número crescer. Logo na entrada, exposição de livros, frases de incentivo à leitura, mural e no final das aulas distribuição de livros de literatura para os alunos. Tudo de acordo com a indicação da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

No decorrer do ano, peças, seminários, oficinas e feiras irão, junto às aulas, compor a didática de incentivo à leitura. Junto à indicação da SMEC, a Escola Maria Quitéria ainda investirá em outro tema para incentivar os alunos a buscar conhecimentos. As oito metas da Organização das Nações Unidas (ONU) também servirão para estimular o ensino. Temas como família, paz, solidariedade e saúde serão fontes de inspiração para os professores.

Para a diretora Alda Conceição, essas ações são importantes para o sucesso da instituição. “Acho que a educação não existe sem amor. As crianças e adultos que chegam aqui devem encontrar na escola um local agradável”, disse. Por isso, dois cuidados são tomados: “Deixamos o ambiente sempre limpo e ensinamos aos nossos alunos a cuidar do seu material escolar”.