UNEB e Cefet promovem Congresso Nacional de Educação Superior Indígena

01 de mar de 2007 - dev

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-Porto Seguro), realiza o I Congresso Nacional de Educação Superior Indígena: Autonomia e Protagonismo.

O evento visa discutir e propor modelos de formação superior que respeitem as particularidades culturais dos índios, colaborando no processo de inclusão social das populações indígenas.

O congresso é organizado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVIII, em Eunápolis, e será realizado entre os dias 20 e 22 de março, no Centro de Cultura de Porto Seguro. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 16 de março.

Um dos destaques do seminário é a discussão e apresentação da proposta de criação do Curso de Licenciatura Intercultural para os Povos Indígenas da Bahia, elaborada por líderes indígenas e professores. A criação do curso, segundo os organizadores, visa garantir a formação superior de professores índios e também a transmissão do conhecimento e da cultura indígena entre os povos.

O congresso contará com a participação do secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, do representante do Ministério da Educação (MEC), Kleber Gesteira e Matos, e da representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Helena Fialho. Eles integram a mesa redonda sobre o acesso e a permanência dos índios nas universidades.

O debate irá abordar as iniciativas pioneiras de promoção do acesso às universidades, como o programa de ações afirmativas da UNEB e os seus resultados positivos em quatro anos. Também serão enfocadas as parcerias necessárias entre universidades, secretaria e organizações para viabilizar programas de permanência dos estudantes.

O seminário contará ainda com conferências e debates com professores das principais universidades do país, além de representantes de tribos indígenas. Haverá também uma sessão de comunicação oral, em que serão apresentados e debatidos ensaios, estudos e pesquisas acadêmicas elaborados pelos participantes.

Fonte: Uneb