União Comunitária participa da Sexta da alegria

06 de abr de 2009 - dev

Um dia diferente, com muita animação, jogos e brincadeiras. Foi assim a Sexta da Alegria realizada no último dia 3, na Escola Municipal União Comunitária, terceira deste ano a participar do projeto. A ação tem como objetivo proporcionar aos estudantes a participação em atividades em grupo, como dinâmicas e oficinas, e também despertar o interesse pela prática esportiva.

De acordo o subcoordenador de Educação Esportiva, Elias Raimundo dos Santos, o projeto ensina aos participantes princípios como solidariedade e ética. “Nós trabalhamos de forma que não haja neles o espírito de rivalidade e sim o da união. Aqui eles não competem. Todos são vencedores”, explica Elias.
João Santos, 10 anos, conta que passou a semana toda ansioso à espera da novidade. “Está sendo maravilhoso participar desses jogos, principalmente do vôlei e do futebol. Quando crescer serei um esportista”, afirma o estudante.

Além de futebol, handebol, vôlei e basquete, os alunos da escola também participaram de oficinas de dança, pintura, música e recreações. No total, 240 estudantes participaram das atividades, orientados por professores e estagiários de Educação Física.
“A SMEC sempre insere nas nossas unidades excelentes projetos de poder transformador que ajudam os nossos alunos a superar as dificuldades e trabalhar em grupo”, conta o diretor da União Comunitária, Renalvo Lemos.

O secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, explica que o esporte é uma importante ferramenta do trabalho social: “Cada um tem uma modalidade preferida, mas todos gostam de esportes. Para as crianças, é principalmente o seu caráter lúdico que as atrai. Então, envolvendo-as nas atividades como Sexta da Alegria podemos ensinar também valores que irão nortear a vida dos nossos meninos e meninas”.