Unidade de ensino produz jogo interativo a partir de treinamento da Codesal

17 de out de 2016 - Jornalismo

As orientações sobre proteção civil também estão presentes nas escolas de Salvador. O Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE) está gerando bons frutos e multiplicando o trabalho preventivo feito pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). A partir da capacitação dos gestores e professores pelos técnicos do órgão, a educadora física da Escola Municipal Geraldo Bispo, em Plataforma, Naiane Quadros, produziu com os alunos um jogo de tabuleiro onde vivenciam os problemas gerados com situações como o descarte inadequado do lixo.

A professora conta que, após a capacitação, a iniciativa surgiu quando ela e os alunos fizeram uma visita nas ruas do bairro para verificar pontos que poderiam causar alagamentos de área ou deslizamentos de terra. “Trazemos para o jogo situações vivenciadas no dia a dia das crianças. Eles percebem que pequenas atividades do cotidiano podem evitar os problemas. O objetivo é trabalhar com as brincadeiras, estimulando-os tanto a melhorar os ambientes em que vivem quanto levar isso para familiares e amigos”, explica Naiane.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Maria Auxiliadora Garrido Santos, o sucesso da atividade se deu por conta do comprometimento do corpo docente. “Quando o educador acredita, a coisa acontece. A Codesal nos contagiou positivamente com o projeto. Já incorporamos isso no dia-a-dia e em todas as nossas atividades trazendo para a realidade de todos. O bom é que saímos dos muros da escola”, conclui.

O Programa Defesa Civil nas Escolas está sendo realizado nas escolas da rede municipal, mas também está aberto a escolas das redes estadual e privada. As instituições interessadas na iniciativa devem fazer solicitação por meio de ofício à Codesal.

03_10_2016_acao-codesal-_esc-municipal-m-geraldo-bispo_foto_tiago-barros_agecom-9